Acidente de trem deixa 50 mortos e centenas de feridos na Argentina
Um trem lotado descarrilou e bateu na plataforma de embarque de uma estação de Buenos Aires, capital da Argentina, na manhã desta quarta-feira, deixando 50 mortos e centenas de feridos. Os números foram confirmadas por Claudio Ayruj, subsecretário de Direitos Humanos da cidade de Buenos Aires, que admitiu que ainda não foram identificadas todas as vítimas. Néstor Rodriguez, representante da Polícia Federal, afirmou que o acidente matou 48 adultos e uma criança.
Cerca de 675 passageiros ficaram feridos, e as equipes de emergência tiveram um trabalho extra para retirar as dezenas que continuavam presas no primeiro vagão do trem, informou Alberto Crescenti, o diretor de emergências médicas de Buenos Aires. Eles fizeram um buraco no teto do vagão e criaram um sistema de polias para poder retirar as vítimas restantes.
O trem chegava à estação terminal Once, no oeste da cidade, quando aparentemente não conseguiu frear. Em alta velocidade, o trem saiu dos trilhos e bateu na barreira localizada no fim da plataforma, amassando a parte da frente do motor e danificando o primeiro vagão, onde passageiros costumam carregar bicicletas.
Muitos que sofreram com queimaduras e ferimentos leves aguardavam para ser atendidos nas plataformas da estação, enquanto helicópteros e dezenas de ambulânicas levavam os outros a hospitais próximos. Dos 675 feridos, 461 foram hospitalizados e cerca de 200 tiveram ferimentos graves, segundo informou o secretário da Saúde Jorge Lemus.
Enquanto isso, segundo o jornal argentino Clarín, os mortos eram levados para a parte de trás da estação, para evitar que fossem filmados pelas redes de televisão.
Esse é o acidente de trem com maior número de vítimas fatais desde o dia 1º de fevereiro de 1970, quando um trem bateu contra outro no subúrbio de Buenos Aires deixando 200 mortos.
Fonte: Último Segundo (IG)