Acidentes com motocicleta lideram auxílio-doença

19/01/2012 15:12

 

Dos aproximadamente três mil benefícios de auxílio-doença pagos pela Previdência Social em Três Lagoas, 30% a 40% estão ligados a acidentes de trabalho. O percentual representa quase mil pessoas afastadas por esse motivo. No entanto, o dado mais preocupante é outro: a maioria dos acidentes de trabalho é registrada no trânsito, durante o trajeto para o trabalho, e envolve motocicletas, segundo informou a chefe do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Leidir de Freitas.
Conforme estimativa, dos quase mil trabalhadores afastados por acidentes de trabalho, cerca de 800 envolveram-se em acidentes com motos. “Na sua maioria, 80% dos acidentes de trajeto tem sido registrados com motocicletas. Em Três Lagoas, há muitas pessoas sendo afastadas do trabalho porque têm abusado da velocidade”, ressaltou Leidir. 
Para ser considerado acidente de trajeto, a chefe do INSS disse que o trabalhador tem que fazer o mesmo percurso todos os dias. “Ele tem que fazer o trajeto costumeiro. É uma série de questões a serem analisadas. Se a pessoa passou na farmácia, no supermercado, ou fez qualquer outro trajeto que não é habitual para chegar ou ir embora do serviço, não é considerado como acidente de trabalho”, informou.

Fonte: Jornal do Povo (Três Lagoas)