Angola: Responsável destaca importância da prevenção no meio laboral
Luanda – A responsável do Departamento de Investigação Estatística e Formação do Centro de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST), Carla Magna, afirmou que a saúde ocupacional é uma área de intervenção prioritária que valoriza o local de trabalho como espaço privilegiado para a prevenção dos riscos dos trabalhadores.
Carla Magna, em declarações à Angop para falar da instituição que dirige, disse que prevenir na perspectiva do trabalhador ou do empregador é a melhor forma de evitar que os acidentes aconteçam em locais laborais.
Fazendo uma retrospectiva das actividades realizadas na instituição, deu a conhecer que algumas empresas já começaram a entender que o facto de fazer-se o acompanhamento dos trabalhadores vai diminuindo as taxas de absentismo, em benéfico para as empresas contratantes.
Há uma diminuição dos acidentes de trabalho, esclareceu ela sublinhando que para o próximo ano, será lançada uma campanha que visa o controlo de álcool e droga nos locais de trabalho.
“Os trabalhadores não têm uma cultura de dosearem o que ingerem quer seja álcool, ou outro tipo de droga, mesmo sabendo que vão trabalhar no dia seguinte, influenciando assim na actividade laboral", referiu.
A responsável do Centro de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST), Carla Magna, explicou que os testes de rasteio de droga são feitos a partir da urina do trabalhador enquanto para o álcool o instrumento usado é o bafómetro.
Fez saber que está em vista a constituição de um processo com informação e outros, depois a empresa de acordo com as suas necessidades e as suas realidades vão solicitando neste âmbito.
Por outro lado, apelou as empresas que não têm a preocupação em manterem os serviços de segurança e saúde no trabalho que o façam, não apenas como cumprimento da lei mas para manter a vida dos trabalhadores de forma saudável.
“Quando o trabalhador se apercebe que a entidade empregadora se preocupa com ele, o funcionário muda logo de atitude no local de trabalho, por isso a promoção, prevenção da segurança e da saúde pode fazer a diferença na atitude dos trabalhadores”, explicou.
O Centro de Segurança e Saúde no Trabalho é uma instituição vocacionada para a prevenção e tratamento de doenças profissionais, que inclui três níveis de análises, diagnostico precoce dos problemas clínicos de saúde, factores ocupacionais de risco e tratamento médico efectivo.
O diagnóstico precoce permitirá uma maior taxa de sucesso no tratamento e prevenção de complicações futuras, o tratamento médico efectivo e profissional na fase inicial de uma doença assegura na maior parte dos casos uma recuperação total.
O Centro de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST) dispõe de pessoal tecnicamente preparado e de equipamentos modernos adaptados a sua missão principal. Igualmente possui duas unidades móveis equipadas para atender e assistir os trabalhadores nos respectivos locais de actividade, mediante protocolo a estabelecer.
Fonte: Angola Press