Após 5 mortes, governo do Rio diz que vai modernizar bondes

28/08/2011 23:15

O governo do Rio de Janeiro afirmou em nota neste domingo que determinou à Secretaria de Transportes que "conduza um plano de modernização dos bondes".

A decisão vem após acidente com o bonde de Santa Teresa, que matou cinco pessoas e deixou 57 feridos na tarde deste sábado. Segundo o Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro), o acidente pode ter sido causado por um problema nos freios.

A nota divulgada pelo governo diz que "a atenção e a preocupação do Estado com os bondes --ação delegada à responsabilidade direta da Secretaria de Transportes-- são constantes". De acordo com o governo, o transporte por bondes em Santa Teresa foi interrompido.

Afirma ainda que "o governador Sérgio Cabral lamenta profundamente o acidente" e "se solidariza com as famílias das vítimas, que estão tendo toda a assistência do Estado".

CAUSAS

Sobre as causas do acidente de ontem, o governo afirmou que as "questões técnicas envolvidas" devem ser respondidas pela Secretaria de Transportes, e que aguarda resultado da perícia para tomar providências.

O coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ , Luís Antônio Cosenza, afirmou hoje que uma falha no sistema dos freios pode ter causado o acidente.

A avaliação contradiz a informação da Secretaria de Estado de Transportes, de que a perícia feita indicava que o sistema de frenagem estava funcionando. Cosenza disse, no entanto, que é preciso uma análise mais detalhada para saber as causas exatas do acidente.

Apesar disso, o coordenador do Crea-RJ disse que a possibilidade de problema nos freios é indicada pela falta de marcas nos trilhos que indiquem que o freio tivesse funcionado. Cosenza acrescentou que a superlotação, outra hipótese para a causa do acidente, pode ter contribuído.

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Moradores de Santa Teresa dizem que o acidente foi uma tragédia anunciada. "Os bondes antigos estão em estado precário de conservação e os VLT têm problemas para fazer as curvas do bairro. O que aconteceu é uma tragédia anunciada, não nos surpreende", disse o advogado Abaeté Mesquita, 32, diretor da Amast (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa).

Atualmente, cinco bondes fazem a rota da estação da Carioca, no centro do Rio, até os largos de Santa Teresa, também região central.

São dois bondes antigos e três do tipo VLT (Veículo Leve sobre Trilho).

O veículo que se acidentou ontem era dos antigos e, segundo os Bombeiros, já havia sofrido um problema ontem mesmo: pela manhã, chocou-se contra um ônibus, mas sem deixar feridos.