Brasil e Espanha discutem prevenção nos riscos de trabalho em seminário

02/10/2012 08:00

width=300Nós ainda estamos longe de alcançar excelência na área de saúde e segurança no trabalho, o nível de segurança ainda requer muita atenção e novas políticas. A afirmação foi feita pelo secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, nesta segunda-feira (1º), durante a abertura do Seminário Prevenção de riscos no trabalho: intercâmbio de experiências Brasil-Espanha e assistência técnica. O encontro, promovido pelo Ministério da Previdência Social, acontece em Brasília e tem a duração de cinco dias.

O Plano Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho (Plansat), o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) e o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) temas do seminário foram citados por Leonardo Rolim como exemplos de ações da Previdência Social ao combate aos acidentes de trabalho que deram certo.

Temos instrumentos importantes e vamos avançar muito nos próximos anos, e essa troca de experiência com a Espanha vai nos ajudar muito, opinou Leonardo Rolim. No entanto, o secretário enfatizou que o desafio é grande: O número de acidentes de trabalho tem diminuído, mas ainda está longe de atingir a excelência. No ano passado, do total de trabalhadores que se aposentaram, 18% foram por invalidez, exemplificou.

O objetivo do Seminário é abrir um espaço para troca de experiências entre profissionais que atuam na formação, capacitação, gestão e controle de riscos ambientais do trabalho. Para o conselheiro de Emprego e Seguridade Social da Embaixada da Espanha no Brasil, se não podemos ser cuidadores dos nossos irmãos, precisamos ao menos ser seus asseguradores.

A diretora de Saúde do Trabalhador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Verusa Guedes, também participou da abertura do Seminário. Ela destacou a necessidade de os peritos médicos previdenciários também atuarem na prevenção, e não apenas verificando se o trabalhador está incapacitado para o trabalho.

Seminário O Seminário Prevenção de Riscos no Trabalho: intercâmbio de experiências Brasil-Espanha e assistência técnica acontece de 1 a 5 de outubro no Auditório de Capacitação do MPS Ed. Anexo, Ala A, Térreo. Ao final do encontro será redigida a Carta de Brasília, com os resultados e recomendações do Seminário. (Talita Lorena/Ascom).

Fonte: Agência Notícias