Cetam abre processo seletivo de Curso Técnico em Segurança do Trabalho no Amazonas

25/09/2011 23:28

Manaus - As inscrições do Processo Seletivo para ingresso nos cursos Técnicos oferecidos pelo Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), começam nesta segunda-feira, dia 26. São 5363 novas vagas para 23 cursos Técnicos distintos em Manaus e mais 34 municípios do interior, além de oito Especializações Técnicas.

A taxa para inscrição é no valor de R$ 20 e encerram dia 07 de outubro. As provas serão realizadas no dia 6 de novembro e o ano letivo começará em março de 2012. Os editais com as informações completas de cada curso estão disponíveis no site: www.cetam.am.gov.br. Para ter acesso aos cursos é necessário ter o nível médio de ensino.

Na capital, as inscrições serão realizadas no site: https://www.concursoscopec.com.br/. São 560 vagas divididas nos cursos Técnicos de Segurança do Trabalho, Prótese Dentária, Radiologia, Análises Clínicas, Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Estética, Massoterapia, Podologia, Guia de Turismo, Agrimensura, Eletrônica e Naval. Além disso, serão oferecidas 120 vagas para Especialização Técnica, que são voltadas para pessoas que já tenham passado por um curso Técnico.

A abertura de novas vagas no Cetam segue orientação do governador Omar Aziz de ampliar a oferta de cursos, principalmente no interior do Estado. “Temos um mercado de trabalho crescente no Amazonas, mas é preciso que as pessoas estejam capacitadas para ocupar estas vagas. O que estamos fazendo é dar oportunidade, tanto a quem mora na capital quanto no interior, de se qualificar para o emprego. E o Cetam está orientado a ampliar ao máximo a sua capacidade de atendimento”, destacou o governador.

De acordo com a diretora-presidente do Cetam, Joésia Pacheco, a oferta de formação técnica profissional muda diretamente a perspectiva de vida das pessoas. “O Cetam, por determinação do governador Omar Aziz, está cumprindo o grande papel de levar qualificação a todos os amazonenses. Teremos grandes eventos na capital e não só isso, estamos trabalhando para construir boas perspectivas ao povo do Amazonas”, afirmou.

Enfermagem para indígenas

Para o interior, são 4123 vagas em cursos Técnicos e 560 em Especializações Técnicas. Os locais de inscrições estão indicados nos editais. Joésia ressaltou que 87% das vagas disponibilizadas neste Processo são para o interior do Amazonas.

A novidade nesta edição é a oferta de 150 vagas do curso Técnico de Enfermagem para indígenas que moram em aldeias na região do Alto Solimões, e que será realizado nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Santo Antonio do Içá. Além desses municípios polos, o curso vai atender alunos de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá e Tonantins. Este curso será realizado em parceira com as prefeituras, a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

Joésia explicou que esta demanda será voltada diretamente para índios que moram em aldeias e que possuam o Registro Administrativo de Nascimento de Índio - RANI, documento expedido pela Fundação Nacional do Índio - FUNAI

Fonte: D24am