Cientista desenvolve máquina que absorve carbono do ar
Mais uma boa notícia na área ambiental. Um cientista / professor da Universidade de Harvard desenvolveu um novo dispositivo capaz de extrair dióxido de carbono do ar – o que contribuiria para amenizar um dos principais problemas ambientais do nosso planeta.
A máquina tem um tamanho aproximado de um container de caminhão, e toda a tecnologia utilizada no processo não chega a ser algo revolucionário, já que desde os anos 50 já era possível a produção de equipamentos com esta mesma funcionalidade. Mas a diferença entra na engenharia do equipamento que oferece a possibilidade de tornar a produção desta máquina economicamente viável.
Desta forma, a idéia do criador desta máquina – David Keith – é transformar aquilo que até hoje só existia no papel em realidade, de tal forma que seja possível a sua produção em escala comercial podendo então eliminar dezenas de milhares de toneladas do CO2 do nosso ar, com um consumo de 600 Volts de energia por unidade.
David Keith mantém seus esforços para levar este equipamento em estágio de produção comercial, e já recebeu o incentivo ($$$) de algumas corporações e até mesmo de Bill Gates para manter o desenvolvimento de sua pesquisa. Agora só nos resta torcer para que esta idéia de fato entre em produção massiva e que seja disponibilizado em todo o mundo.
Para mais detalhes, confira no site npr.org (em inglês)
Fonte: Ubergizmo