Conferência internacional sobre segurança nuclear é encerrada sem resultado
Foi encerrada ontem (24) em Viena, depois de sete dias de debates, a conferência ministerial da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre segurança nuclear. O documento divulgado na conclusão do evento propõe formular um "plano de trabalho sobre a segurança nuclear", que será submetido à discussão na Conferência da AIEA no próximo mês de setembro. Além desse, não foi alcançado nenhum outro resultado importante.
A rodada de discussões da AIEA tem como objetivo tirar lições do acidente de Fukushima para intensificar o sistema de segurança nuclear no mundo. Na conferência, representantes de diversos países, inclusive da China, explicaram suas posições sobre a intensificação de normas de segurança nuclear, coordenação e cooperação internacional na área e transparência e intercâmbio de informações.
Na cerimônia de encerramento, o diretor geral da entidade, Yukiya Amano, pediu a diversos países para que examinem suas usinas nucleares e estabeleçam um sistema restritivo de administração de segurança.