Construção civil: três operários mortos em uma semana na Bahia

04/05/2011 14:25
Salvador - A direção do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção no Estado da Bahia manifesta-se com grande pesar e preocupação, sobre os acidentes do trabalho que vitimaram sete trabalhadores, sendo que três operários vieram a falecer, em menos de uma semana.

Em 2 de maio, às 17h30, dois operários da MCC Engenharia, José Marcos Conceição dos Santos, 45, pedreiro, e Sandro Nunes Santos, 29, ajudante comum, foram mortos tragicamente em acidente do trabalho, na obra Villa Privilege, da Syene Empreendimentos, quando a cinta de lona que amarrava os ferros se partiu e esses despencaram de uma grua e atingiram três trabalhadores. Um terceiro trabalhador, Carlos Henrique Santos Alves, também sofreu ferimentos graves e encontra-se internado no Hospital Geral do Estado.

Neste acidente, houve falhas que não poderiam ter acontecido, conforme as normas de segurança: os ferros que despencaram estavam amarrados com cinta de “lona”, material que com o tempo é danificado; além disso, a área onde a grua operava deveria ser isolada.

Outros dois acidentes aconteceram nesta terça-feira e demonstram a gravidade da situação. Em Trobogy, na obra Residencial Vila Serena, da RCA Empreendimentos Imobiliários, trabalhadores cavavam uma valeta, quando a terra cedeu e soterrou os operários Adilson Lima Santos e Gabriel das Pombas, ambos com 28 anos. O primeiro foi medicado e liberado e o segundo, até o início da noite, continuava internado no Hospital Ernesto Simões.

No final da tarde de hoje, quando todos pensavam que o dia trágico tinha acabado, houve outro acidente. No Horto Bela Vista uma tábua despencou e atingiu um operário.

Na semana passada, quando em todo o mundo celebrava-se o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em 28 de abril, uma triste notícia abateu os trabalhadores. O eletricista de linha viva da empresa Eletec, Gilson da Silva Santos, 41 anos, natural de Tocantins, sofreu uma descarga elétrica e morreu, ao meio dia, quando executava serviço de linha viva, na Avenida Jorge Amado.
 
Fonte: Jornal da Mídia