DF: desabamento em obra soterra três operários
Pelo menos três operários foram soterrados na manhã desta quinta-feira durante desabamento em uma obra no Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB). Eles foram identificados como Nelson Rodrigues da Silva, de 34 anos, que é auxiliar de obras, o carpinteiro Raimundo José da Silva e o pedreiro Lourival Leite de Moraes.
O acidente aconteceu por volta de 10h45. Os operários estavam escavando uma vala, a cerca de quatro metros de profundidade, quando a terra cedeu. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão no local. Eles utilizam escavadeiras para retirar a terra de cima das vítimas."O fator mais complicado é a instabilidade do terreno", explicou o tenente-coronel Marcos de Brito, do Corpo de Bombeiros.
Segundo a Polícia Militar, um quarto operário também pode estar sob os escombros. A informação foi repassada aos policiais pelo encarregado da obra. A área foi isolada.
Alertas - Dezenas de médicos do hospital universitário se deslocaram para o local a fim de atender os operários. O vice-reitor da UnB, João Batista de Souza, informou ao site de VEJA que eles trabalhavam na construção do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA) no momento do acidente, um prédio anexo ao hospital da UnB. A obra começou em janeiro e tinha previsão de conclusão em 12 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças.
A UnB mantém um fiscal para manter a interlocução entre a universidade e a empresa contratada. Segundo a instituição, o mestre de obras já tinha cobrado o escoramento de terra no local, o que não foi feito. O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brasília alega também ter feito alertas sobre más condições de trabalho. "Já havíamos feito reclamações. Abrimos queixa na Delegacia Regional do Trabalho, em junho, relatando a ausência de equipamentos de proteção individual", disse o diretor do sindicato, Milton Alves.