DF: acidentes de trabalho matam 11 neste ano
Os irmãos Israel, 54, e Ismael Alves de Castro, 51, morreram ontem de manhã ao cair de um andaime que estava à altura do sétimo andar de um prédio em construção no Setor Leste do Gama. Pintores, Israel e Ismael haviam sido contratados pela Construtora Smart para dar os retoques finais no empreendimento.
A morte dos dois irmãos fez o número de vítimas de acidentes de trabalho em canteiros de obra subir para 11, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Costrução e do Mobiliário de Brasília (STICMB). No ano passado foram registradas 17 mortes e 84 acidentes no DF.
O acidente aconteceu logo no início do turno de trabalho, por volta das 7h40, quando os trabalhadores subiram no andaime. “Meus tios eram muito experientes, sempre trabalharam em obra. Não acredito que tenha sido por erro deles”, afirmou Alessandra Alves Soares, sobrinha dos operários mortos, que aguardava pela liberação dos corpos no canteiro de obras.
Segundo colegas dos operários, o andaime caiu porque foi instalado de maneira errada por uma empresa subcontratada pela Construtora Smart. “Os colegas contaram que o mecanismo de segurança não estava ajustado da maneira correta”, afirma o vice-presidente do STICMB, Raimundo Salvador da Costa. De acordo com ele, a prática das construtoras maiores de subcontratar serviços de construtoras menores tem contribuído para a falta de segurança nas obras do DF. “As empresas estão terceirizando da fundação à pintura. Fica difícil garantir que todas as empresas envolvidas no projeto tenham os mesmos padrões de segurança”, afirma.
Despesas
Em nota, a Construtora Smart afirmou que está prestando assistência à família dos dois pintores. Também comprometeu-se a custear os enterros, que serão realizados hoje no cemitério do Gama.
Os operários não tinham vínculo empregatício com a Smart. A empresa deles, chamada de LC Pinturas, era uma das terceirizadas que a dona do empreendimento havia contratado. Ismael deixa três filhos e uma neta. Israel deixa uma filha.
Fonte: Band News