Empresa simula acidente em subsolo de mina
Quatro brigadas de emergência da Carbonífera Metropolitana, totalizando 19 profissionais, equipe de engenharia e segurança do trabalho, juntamente com 15 homens do Corpo de Bombeiros de Criciúma foram chamados para socorrer dois trabalhadores no subsolo da mina, após um desplacamento de teto nesta manhã.
O treinamento para acidentes faz parte das normas internas da empresa, mas pela primeira vez é realizado com participação do Corpo de Bombeiros e comitê de gerenciamento de crises da empresa. Também foram avisados da simulação órgãos ligados à mineração, como Siecesc e Sindicato dos Mineiros. O simulado de emergência ocorre ao longo da tarde, quando serão trazidos os funcionários resgatados, e ao final será promovida uma reunião de avaliação. Fonte: https://www.engeplus.com.br
Seria mais um acidente em mina de carvão, mas trata-se de um treinamento, uma simulação de acidente como prática preventiva na rotina dos mineiros. A atividade foi iniciada às 8:30, quando a engenharia de segurança do trabalho recebeu a informação do acidente fictício, ocorrido às 8:20.
Para auxiliar na simulação de resgate, equipes de segurança e do Corpo de Bombeiros desceram ao subsolo. Enquanto isso uma equipe de colaboradores coordenada por engenheiros de mina fazia o mapeamento do local, orientação e suporte para as equipes em superfície.