Empresa simula acidente em subsolo de mina

21/06/2011 14:00

 Quatro brigadas de emergência da Carbonífera Metropolitana, totalizando 19 profissionais, equipe de engenharia e segurança do trabalho, juntamente com 15 homens do Corpo de Bombeiros de Criciúma foram chamados para socorrer dois trabalhadores no subsolo da mina, após um desplacamento de teto nesta manhã.


Seria mais um acidente em mina de carvão, mas trata-se de um treinamento, uma simulação de acidente como prática preventiva na rotina dos mineiros. A atividade foi iniciada às 8:30, quando a engenharia de segurança do trabalho recebeu a informação do acidente fictício, ocorrido às 8:20. 

Para auxiliar na simulação de resgate, equipes de segurança e do Corpo de Bombeiros desceram ao subsolo. Enquanto isso uma equipe de colaboradores coordenada por engenheiros de mina fazia o mapeamento do local, orientação e suporte para as equipes em superfície.

O treinamento para acidentes faz parte das normas internas da empresa, mas pela primeira vez é realizado com participação do Corpo de Bombeiros e comitê de gerenciamento de crises da empresa. Também foram avisados da simulação órgãos ligados à mineração, como Siecesc e Sindicato dos Mineiros.

O simulado de emergência ocorre ao longo da tarde, quando serão trazidos os funcionários resgatados, e ao final será promovida uma reunião de avaliação.

 

Fonte: http://www.engeplus.com.br