IFPR abre 160 vagas para cursos à distância (Seg. do Trabalho, Meio Ambiente, Eventos, Logística)

10/05/2011 13:49

    O Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Umuarama, está com as inscrições abertas até o dia três de junho para quatro cursos de Ensino à Distância (EAD) de nível médio: técnico em segurança no trabalho, meio ambiente, eventos e em logística.
Segundo o diretor de ensino, pesquisa e extensão, Odacir Antonio Zanatto, são 40 vagas por curso, todos de dois anos, exceto o de Técnico em Eventos, cuja duração é de 18 meses. “Este curso, inclusive, foi aberto em vista da Copa e também das Olimpíadas”, acrescenta Zanatto.
Embora os cursos sejam à distância, uma vez por semana os alunos deverão assistir a aula no Instituto. As inscrições devem ser feitas através do site www.ead.ifpr.edu.gov e as aulas começam em julho. Leia a seguir a justificativa de oferta de cada curso.

 

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
    O curso surgiu para responder a demanda por futuros técnicos e proporcionar aos estudantes que já tenham concluído o ensino médio a possibilidade de ter uma profissão altamente requisitada no mundo do trabalho.
    Este curso possibilita que o aluno, ao concluí-lo, esteja apto a atuar desenvolvendo as competências profissionais gerais do Técnico do segmento Segurança do Trabalho pertencente ao eixo tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança, determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Embora não seja obrigatório, será incentivada a realização de estágios vivenciais na área do Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança. Os estágios representam atividades formativas e poderão ser certificados pelo curso.

 

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
     A queda da qualidade ambiental colocou em questão o modelo de desenvolvimento econômico vigente no século XX. Foi iniciada a busca por um modelo alternativo de desenvolvimento que estimulasse o crescimento econômico e ao mesmo tempo promovesse a manutenção e melhoria da qualidade de vida. Desta maneira, foi traçado o caminho rumo ao desenvolvimento sustentável, ou seja, um caminho de progresso social e econômico que visa satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometer as gerações futuras. Neste contexto, a formação de profissionais técnicos na área do meio ambiente tornou-se uma condição necessária e urgente para viabilizar o desenvolvimento econômico brasileiro em moldes sustentáveis.

 

TÉCNICO EM EVENTOS
    De acordo com pesquisa realizada pela (FGV), a pedido do Ministério do Turismo, o Brasil encontra-se entre os dez maiores destinos em número de eventos internacionais. Os turistas que visitaram o país no período de 2007/2008, injetaram no país US$ 34,9 milhões na economia nacional – desses, U$ 21,5 milhões (61,5%) são relativos às despesas com hospedagem e alimentação. A cidade de Curitiba, por sua vez, é considerada uma das metrópoles brasileiras mais bem planejadas, organizadas e com ótima qualidade de vida do país. Por isso, a capital recebe importantes eventos de âmbito nacional e também internacional.Os números comprovam a ascensão do Brasil em receber eventos internacionais. O cenário ainda terá uma melhora, visto que o país vai sediar a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. E, isso resultará em prospecção de novos eventos em Curitiba. O Ministério do Turismo definiu quatro eixos de atuação para a Copa de 2014 e um deles diz respeito à qualificação profissional, juntamente com promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infraestrutura turística.

 

TÉCNICO EM LOGÍSTICA
    No cenário de intensas transformações impulsionadas pelos avanços tecnológicos, as integrações comerciais e financeiras e a acirrada concorrência mundial, a Logística vem se tornando uma das áreas centrais para as organizações.
Vivemos um ambiente de mudanças permanentes que se aceleram a cada dia, em que o tempo e as distâncias se reduzem drasticamente, informações são disponibilizadas em qualquer lugar, a qualquer momento, para clientes cada vez mais exigentes, tornando a concorrência local e global mais acirrada nas arenas competitivas.
    Este curso possibilita que o aluno, ao concluí-lo, esteja apto a atuar desenvolvendo as competências profissionais gerais do Técnico em Logística pertencente ao eixo tecnológico: Gestão e Negócio, determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.  Para mais informações o telefone do IFPR em Umuarama é (44)3361-6200.
 

Fonte: Umuarama Ilustrado