Incêndio florestal faz 300 pessoas serem retiradas de casa em cidade na Espanha.
MADRI - Um incêndio florestal obrigou a retirada de mais de 300 pessoas de casas na cidade de Mijas, próxima a Marbella, no sul da Espanha. O fogo começou na tarde de domingo e as fortes rajadas de vento espalharam as chamas por 1200 hectares de vegetação. Em 300 hectares, o fogo provocou perda total da mata. Não houve feridos.
De acordo com um comunicado do governo, o fogo já está sob controle. Mais de 200 bombeiros e 17 hidroaviões, entre helicópteros e aeronaves, lutavam para apagar o incêndio, que começou em uma montanha cheia de pinheiros e, depois, foi se alastrando.
A mudança da direção do vento fez com que o alerta fosse estendido para as cidades de Marbella e Ojen, perto de Mijas. Durante a noite, cerca de quatro casas de luxo do condomínio La Mairena, que fica no topo das montanhas no caminho entre Marbella e Ojen, foram destruídas pelo fogo.
Os bombeiros, no entanto, conseguiram conter as chamas, impedindo que elas chegassem até a estrada onde se concentra a maior parte das propriedades de Mijas e Marbella. A pista chegou a ser fechada, mas já foi reaberta.
Moradores de cerca de 250 casas e de um centro de reabilitação tiveram que deixar seus lares. Eles foram transferidos para o centro de esportes de Las lagunas, em Mijas Costa. Durante a manhã desta segunda-feira, eles já começavam a voltar para casa, de acordo com a polícia local.
Mijas é um conhecido recanto de turismo da região da Andalucía, famoso pela estrutura irregular e estreita de suas ruas, o que pode dificultar a ação dos bombeiros.