Maceió encerra as conferências regionais de Emprego e Trabalho Decente

02/11/2011 12:17

A Conferência Metropolitana de Emprego e Trabalho Decente realizada na última quinta-feira (27), no Sesc Poço, em Maceió, encerrou as discussões de  preparação para a conferência estadual que acontece dia 29 de novembro, no Maceió Mar Hotel, onde serão escolhidos os 30 delegados para o evento nacional.

O economista Cícero Péricles foi o conferencista e apresentou uma panorâmica da empregabilidade em Alagoas e das desigualdades sociais. O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (seteq).

“Muito importante essa parceria do tripartismo (governo, trabalhador e empregador) para a conquista do objetivo que estamos buscando aqui com essas discussões. Com esse diálogo social estamos trazendo nossas contribuições para ver no que precisamos melhorar. A grande questão é a geração de emprego e trabalho decente para combater as desigualdades sociais. Precisamos nos unir e a sociedade civil, que está na ponta ouvindo as dificuldade e as demandas, é fundamental nesse processo. Estamos otimistas, que levaremos propostas para avançar e ter uma política pública de Emprego e Trabalho decente em nível nacional”, afirmou a secretária adjunta do Trabalho Betânia Jatobá, que representou o secretário Herbert Motta.  

Os encontros regionais aconteceram em União dos Palmares, Santana do Ipanema e Arapiraca, atingindo os 102 municípios alagoanos, na perspectiva da construção e promoção de uma Política Estadual e Nacional de Emprego e Trabalho Decente, a partir das prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente de 2010.

As discussões tiveram o objetivo de subsidiar a formulação de proposta da política nacional do trabalho decente a partir das demandas do estado de Alagoas e prioridades do Plano Nacional de Emprego e Trabalho decente, contribuir com sua atualização e sua agenda de trabalho, efetivar a formulação, execução e controle de uma política Nacional de Emprego e Trabalho decente, assegurando a participação das organizações de empregadores e trabalhadores, representação do governo, de modo a fortalecer o tripartismo.

Ainda foram propostas políticas que fortaleçam a proteção social aos trabalhadores e trabalhadoras e suas famílias, em especial os grupos sociais mais vulneráveis e propor monitoramento de avaliação de políticas e de campanhas de informação e de prevenção voltadas a eliminação do trabalho forçado e do trabalho infantil.

Os grupos definiram prioridades para os eixos temáticos os princípios fundamentais do trabalho, proteção social, emprego e fortalecimento do tripartismo, e o diálogo social como instrumento de governabilidade democrática. Serão discutidos assuntos como inclusão produtiva de grupos vulneráveis, emprego rural, agricultura familiar, erradicação do trabalho infantil, trabalho escravo, saúde e segurança no trabalho, igualdade de oportunidades e de tratamento especialmente para jovens, mulheres e população negra, entre outros.

A conferência Metropolitana de Maceió contou com a presença do Secretário ajunto municipal do Trabalho, Geraldo Câmara, do superintendente Regional do Trabalho, Hert César, do presidente da Fecomércio, Wilton Malta, secretária Executiva da CUT,  Girlene Lázaro, a superintende de Emprego e Relações do Trabalho, Silvana Figueiredo, entre outros.

Fonte: Trabalho Alagoas