Mais um acidente em canteiro de obras fere trabalhador no ES

15/12/2011 00:22

Um trabalhador da construção civil ficou ferido após a queda de uma viga sobre os andaimes em que trabalhava na manhã desta terça-feira (13), em uma obra da Construtora Rossi, em Manguinhos, na Serra. O acidente se soma a outros ocorridos no Estado, onde já se registraram este ano seis mortes de trabalhadores em canteiros de obras, segundo o secretário de Saúde do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Estado (Sintraconst), Adelso Pereira.


Ele conta que, com o intenso volume de trabalho, a segurança acaba por ser colocada em segundo plano, contribuindo para o aumento de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. “O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) está pagando uma conta altíssima em consequência das doenças adquiridas pelos trabalhadores”.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) promoveu o seminário Prevenção de Acidentes de Trabalho, em que a desembargadora Claudia Cardoso de Souza e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), Ana Lúcia Coelho de Lima, destacaram a importância do trabalho em conjunto entre os dois órgãos para a prevenção dos acidentes envolvendo os trabalhadores.

O sindicalista disse ainda que a jornada intensa de trabalho contribui principalmente para problemas de coluna entre os trabalhadores. Já os acidentes têm se tornado frequentes por conta das horas excedentes em que os trabalhadores permanecem nos canteiros de obras. Muitos deles, em busca de melhor remuneração, fazem horas extras e trabalham nos fins de semana, aumentando a possibilidade de acidentes.
 
Fonte: Século Diário