Mato Grosso está entre os primeiros com alto índice de mortes no trabalho

21/07/2011 14:26

Um levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego aponta que pelo menos 34 pessoas morreram, de janeiro a junho deste ano, em acidentes de trabalho, no Estado. O órgão público destaca também que, neste período, pelo menos 12,7 mil ações fiscais foram realizadas e, destas, 7,2 mil resultaram em autuações (início do processo administrativo que pode resultar na aplicação de multa). Embargos e interdições passam de 2 mil no período.

Já dados contabilizados entre 2006 a 2009 apontam que as mortes nos ambientes de trabalho somam 550. No mesmo tempo, houve pouco mais de 49 mil registros de pessoas feridas durante horário de expediente. Em entrevista a uma emissora de Tv, em Cuiabá, a chefe de Segurança e Saúde no trabalho, do Ministério no Estado, Aline Moraes, explicou que "Mato Grosso ocupa o sexto lugar em número de óbitos, em números absolutos. Esses dados são de 2006 a 2009 do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, também, dados compilados em conjunto", disse.

A chefe explicou ainda que o Estado pode ocupar o primeiro lugar da relação. "Quando relativiza o número de óbitos por população, porque os cinco Estados a frente são muito mais populosos, Mato Grosso ocupa o primeiro lugar", destacou.

Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn