Médico orienta que cuidados simples podem evitar LER e DORT

12/10/2011 22:55
Sentir-se bem no local de trabalho é fundamental. É neste ambiente que passamos boa parte do tempo das nossas vidas. Quando não estamos bem, adoecemos. E não é apenas o estresse que tem motivado os afastamentos. As lesões por esforço repetitivo (LER) também lideram os casos de falta de funcionários em empresas de vários segmentos. São escritórios, bancos e indústrias que têm sua rotina alterada pela falta de qualidade na rotina dos colaboradores.
 
As LER’s ou DORT – distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho – são um conjunto de síndromes que atacam os nervos, músculos e tendões, especialmente dos membros superiores e do pescoço. São síndromes degenerativas e cumulativas que causam dor ou incômodo. Elas podem ser ocasionadas pela atividade ocupacional intensiva ou realizada sob alto nível de estresse.
 
Em muitos casos não há como mudar a forma de trabalho e para isso algumas orientações são dadas pelo especialista. Realizar micro pausas durante a atividade repetitiva e permanecer numa postura adequada podem amenizar os sintomas.
 
Ame seu local de trabalho
Para deixar o ambiente de trabalho mais agradável e evitar LER/DORT a Reliza, empresa catarinense que há seis anos criou uma linha de produtos ergonômicos, propõe pequenas mudanças no dia-a-dia que podem trazer bons resultados a curto e longo prazo. A proposta é simples: investir em ações e comportamentos que tornem a jornada de trabalho mais prazerosa. São produtos como suportes para monitor que ajustam a tela na altura dos olhos, além de apoio de antebraço, pés e punho que deixam ombros, pernas e cotovelos alinhados corretamente.
 
Várias pesquisas já comprovaram que empresas que investem no funcionário diminuem os problemas ocupacionais evitando a perda da produtividade, da falta de mão-de-obra qualificada e da qualidade de vida no trabalho, além dos gastos financeiros implicados no afastamento e recuperação de trabalhadores lesionados.
 
Fonte: TPA Internet - SAÚDE