Medida contra acidentes com águas-vivas do Paraná será adotada por outros estados

12/02/2012 23:55

 As ações de controle de acidentes com águasvivas adotadas pelo Paraná serão levadas a Brasília, para que sejam adotadas em outros estados litorâneos. Desde o início da temporada, em 16 de dezembro, foram registrados 17.698 casos de lesões por contato com águaviva, principalmente em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, o que caracterizou um surto desses animais no litoral paranaense. “Temos pouco material relacionado a acidentes com animais aquáti cos.

Vamos investigar o surto, reunir todo o material e montar um grupo técnico voltado a orientar todos os estados sobre prevenção em casos de surto com água-vivas”, afi rmou o coordenador do Programa Nacional de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Guilherme Carneiro Reckziegel.

O trabalho desenvolvido no Paraná vai servir para a elaboração de uma proposta nacional de como se prevenir em casos de acidentes com animais aquáticos. “Até o momento não temos soroterapia para animal aquáti co. Se novamente acontecer um surto, os estados podem tomar medidas imediatas”, disse Reckziegel.

Mesmo com a redução nos números de acidentes com animais marinhos, os guarda-vidas alertam os veranistas para que tomem cuidados antes de entrar no mar. “Se houver aumento de casos, o Corpo de Bombeiros interdita a praia para maior segurança do veranista.

Os números de incidentes caíram consideravelmente, mas o veranista deve se informar com o guarda-vidas sobre a situação da praia”, orientou o comandante do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, tenente-coronel Edemilson Barros

 
Fonte: Jornal de Colombo