Metabase se reúne com o gerente geral da Vale e discute condições de trabalho nas minas

05/11/2011 22:41
Na terça-feira, 1º de novembro, diretores do Metabase reuniram-se com Rodrigo Chaves, gerente geral da Vale nas minas de Itabira, quando discutiram assuntos relacionados às condições de trabalho principalmente nas áreas operacionais.
 
Um ponto bastante discutido foi à saúde e segurança no trabalho.  “Colocamos para a empresa a importância de adoção de constantes melhorias nas condições de trabalho para prevenir acidentes e evitar que os trabalhadores adquiram doenças do trabalho”, explica Paulo Soares, presidente do Metabase.
 
A Vale atendeu a reivindicação do Metabase de tornar opcional a escolha do material dos coletes de segurança. Os trabalhadores poderão escolher se querem os de pano ou de plástico.
 
Em relação aos elevadores das usinas, constantemente com defeitos e motivo de grande insatisfação dos trabalhadores e que aumenta o risco de acidentes, a Vale comprometeu-se a trocá-los  e mantê-los constantemente sob manutenção.
 
O assédio moral nos locais de trabalho também foi muito debatido, pois durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, a Vale comprometeu-se a criar canais de diálogo para apurar os casos de assédio. Para o Metabase é importante que os trabalhadores saibam as providências que poderão adotar em casos de desrespeito e abuso dos superiores.
 
O Metabase obteve a garantia da Vale de que a partir de dezembro criará a faixa salarial para os mecânicos que passarão a ser classificados como mecânico 1,2 e especializado. “A criação de faixas possibilita mais oportunidades de promoção dos mecânicos com critérios transparentes”, comenta Paulo Soares.
 
O Metabase voltou a cobrar da gerência geral mais rapidez nas promoções. A reivindicação é de que até junho de 2012 todos os trabalhadores sejam promovidos para elevar a remuneração.
 
Fonte: DEFATO Online