Metalúrgicos de Taubaté apresentam Acordo Coletivo ao presidente do TST

05/02/2012 22:32

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Isaac do Carmo, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, dia 03, com presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro João Oreste Dalazen na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo.

O presidente Isaac e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, apresentaram ao ministro o anteprojeto do Acordo Coletivo Especial, que trata da implantação do modelo dos Comitês Sindicais de Empresa (CSEs).

O anteprojeto dos metalúrgicos da CUT tem o objetivo de fortalecer a representação sindical no local de trabalho, valorizar e dar segurança jurídica à negociação coletiva e, dessa forma, modernizar as relações de trabalho.

“Mostramos ao presidente do TST o modelo dos Comitês Sindicais de Empresa, que permite e valoriza as negociações permanentes e as negociações coletivas entre Sindicatos e empresas, e que é importante para a organização e defesa dos direitos dos trabalhadores”, disse o presidente Isaac.

Para o ministro Dalazen, o projeto é importante para que os Sindicatos estejam organizados para as negociações coletivas com as empresas, evitando assim sobrecarregar a Justiça do Trabalho.

Durante o encontro, o presidente do TST também apresentou aos Metalúrgicos da CUT o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho que visa formulação e execução de programas e ações nacionais voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Após o encontro no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o presidente do TST e os sindicalistas foram à fábrica da Mercedes Benz, onde o ministro Dalazen conheceu o trabalho do CSE na empresa junto ao chão de fábrica.

Fonte: Diário de Taubaté