MTE notifica dono de fazenda onde vítimas de acidente trabalhavam

13/11/2012 08:06

Auditores estiveram na fazenda em Conceição da Aparecida (MG) (Foto: Reprodução EPTV / Tarciso Silva)O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) notificou nesta quinta-feira (8) o dono de uma fazenda em Conceição da Aparecida (MG), onde trabalhavam as vítimas do acidente com o ônibus na MG-184, em Alterosa (MG). Sete pessoas morreram e 42 ficaram feridas após o veículo cair de um barranco de aproximadamente 10 metros.

Segundo os auditores do MTE, que estiveram na fazenda junto com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), três trabalhadores não estavam registrados.

Na fazenda, os auditores também encontraram um caminhão com um toldo e que, de acordo com o próprio encarregado da fazenda, era usado no transporte dos trabalhadores. Segundo os fiscais, o transporte de trabalhadores rurais em caminhões é proibido.

O cafeicultor que contratou os apanhadores lamentou a tragédia e afirmou que está prestando apoio às famílias das vítimas. Ele disse ainda que as três trabalhadoras podem ter sido levadas pelo próprio motorista que era o turmeiro e prestava o serviço de transporte. O dono da fazenda tem até o dia 29 de novembro para encaminhar toda documentação dos funcionários.

O acidente

O ônibus caiu em um barranco de cerca de 10 metros na tarde desta terça-feira (6). De acordo com o Corpo de Bombeiros, era um local de difícil acesso, o que dificultou o trabalho de resgate às vítimas. Quatro pessoas morreram no local. Uma pessoa morreu na Santa Casa de Alterosa e outras duas no Hospital Alzira Velano, em Alfenas.

Segundo informações do hospital, cerca de 40 pessoas receberam o primeiro atendimento na Santa Casa de Alterosa e foram transferidas para hospitais da região. Conforme a Polícia Militar, pelo menos 49 pessoas estavam no veículo. Os trabalhadores haviam acabado de sair de uma fazenda.

O resultado da perícia, que vai apontar as causas do acidente deve ser divulgado dentro de 30 dias. No entanto, segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o mau estado de conservação dos pneus do ônibus provocou o acidente. Conforme a polícia, o veículo estava com os pneus desgastados, o que provocou um estouro e consequentemente o acidente.

Ainda de acordo com a polícia, o tacógrafo não estava funcionando e o motorista não tinha autorização do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) para fazer o transporte de passageiros no veículo, que tinha 21 anos de uso. Segundo testemunhas, os passageiros também eram transportados sem cinto de segurança.

O ônibus foi apreendido e levado em um pátio credenciado de Alterosa. Segundo a polícia, o ônibus pertence ao motorista Evando Resende de Castro, que presta serviços à Fazenda Morro Cavado, onde as pessoas acidentadas trabalhavam. O motorista está internado na Santa Casa de Alfenas.

Treze das 42 pessoas que ficaram feridas no acidente permanecem internadas em três hospitais de Guaxupé, Passos e Alfenas.

(Por telefone, o Ministério do Trabalho corrigiu a informação passada nesta quinta-feira (8) para a reportagem sobre os trabalhadores rurais. Na verdade, haviam 49 pessoas no ônibus. No livro de registro, constavam apenas 44 pessoas mais o motorista. As outras quatro pessoas pegaram carona no ônibus após o expediente de trabalho. Portanto, foram 42 feridos e 7 mortos no acidente.)

Fonte: G1