MTE vai autuar usina por fechar vala de acidente

27/06/2012 11:19
Uma usina será autuada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por ter fechado a vala em que cinco funcionários morreram soterrados no último dia 18, em Lins, antes da fiscalização por parte do órgão. Mesmo assim, o gerente da regional do MTE de Bauru, José Eduardo Rubo, garantiu que a investigação não foi comprometida porque a Polícia Científica periciou o buraco de 5 metros de profundidade antes de ter sido aterrado.
 
Rubo disse que o órgão já solicitou cópia do laudo para o Instituto de Criminalística e que vai utilizar o relatório para formalizar a autuação. Após ser notificada, a usina terá prazo de 10 dias para apresentar defesa. Caso o Ministério mantenha o entendimento, um valor da multa deverá ser arbitrado. Ainda assim a usina terá mais 10 dias para recorrer, dessa vez em Brasília.
 
O gerente do MTE em Bauru explicou que em se tratando de acidente de trabalho o local deve ser mantido intacto mesmo após a conclusão da perícia pela Polícia Científica. "Existe uma norma que só depois que a gente visitar é que se pode fazer algo, mas o problema é que isso não foi respeitado, o que dificultou o nosso trabalho."
 
Fonte: Folha da Região - SP