Obras em Viracopos só recomeçarão após ajuste na segurança

01/04/2013 23:17

A obra de ampliação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (93 km de São Paulo), vai ficar paralisada por tempo indeterminado, até que sejam feitas as correções de segurança do trabalho apontadas em fiscalizações desde sexta-feira, quando um funcionário morreu soterrado no local.
Ontem o auditor fiscal João Batista Amâncio, do Ministério do Trabalho e Emprego, retornou ao canteiro de obras onde atuam mais de 3.000 trabalhadores e interditou mais setores inseguros. Ao menos 12 itens foram notificados ao Consórcio Construtor Viracopos, responsável pela obra.
"Ampliamos as áreas de escavação interditadas, de duas para quatro, e os setores com trabalho em altura, de um para três", disse o fiscal.
"Além disso, interditei os equipamentos de solda, um painel elétrico com fiação exposta, o andaime e uma betoneira, todos por falta de proteção ou risco grave e iminente ao trabalhador".
Na manhã de sexta-feira, o ajudante de obras Cleiton Nascimento Santos, 25, ajudava a retirar a terra na parte de baixo de uma escavação quando um deslizamento o deixou totalmente encoberto. Ele chegou a ser ressuscitado, mas morreu ao chegar ao hospital. Outro funcionário também ficou ferido, mas não corre risco de morrer.
O Ministério Público do Trabalho considerou que houve negligência por não ter sido feito um escoramento nas laterais da escavação.
Segundo Amâncio, a partir de amanhã as empresas devem entregar documentos exigidos e, apenas após a análise dessa documentação, serão feitos os autos de infração.
"Em outubro de 2012, quando a obra tinha cerca de 300 funcionários, aplicamos 44 autos de infração. De lá para cá a obra só cresceu e não vimos melhorias, então é possível que esse número se repita", afirmou.
Em nota, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos disse que, apesar da possibilidade de retomada parcial das obras, o consórcio optou por realizar apenas intervenções de melhorias, retomando as obras nos próximos dias. Segundo a nota, a obra está "totalmente dentro do cronograma".

Fonte: TN Online