Oito bueiros têm "alto risco de explosão" no centro do Rio

31/08/2011 00:04

Durante o trabalho de inspeção nos bueiros da cidade do Rio, foram detectados oito galerias com alto risco de explosão no centro da cidade. Sete deles estão localizados na Rua Treze de Maio e um na Avenida Almirante Barroso. A informação é da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que afirma já ter adotado o protocolo de emergência: o Centro de Operações do Rio e as concessionárias Light e a Companhia Estadual de Gás (CEG) foram avisadas. Os oito bueiros estão abertos, sinalizados e equipes da CEG trabalham no local.

O monitoramento das caixas subterrâneas tem sido feito pela Concremat, empresa escolhida, em caráter emergencial, para inspecionar 10.000 câmaras subterrâneas por mês. O contrato foi feito como medida para estancar a série de explosões de bueiros no município. Ficou acordado que a empresa fará 500 inspeções diárias. O centro é um dos pontos sensíveis para a ocorrência desses acidentes e, por isso, recebe uma atenção especial do cronograma de fiscalização.

A inspeção feita na madrugada e na manhã desta terça-feira foi uma ordem da prefeitura do Rio, após a explosão na segunda-feira de uma caixa de passagem da CET-Rio, na Rua Treze de Maio. O monitoramento foi feito em 294 bueiros, sendo 59 na Rua Treze de Maio e Almirante Barroso, 64 na Avenida Presidente Vargas, 77 na Rua Princesa Isabel e Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e 94 na Rua Voluntários da Pátria.