ONG ensina passos para garantir férias seguras
Depois de perder a filha em um acidente equestre durante um passeio de férias, a arquiteta Silvia Basile criou a ONG Férias Vivas, que visa diminuir riscos de acidentes no período de folga das crianças. “Depois que minha filha morreu, percebi como são precários os padrões de segurança turística no Brasil. As regras são frouxas e não são cumpridas. Desde 2002, quando a ONG foi criada, estamos estudando maneiras de mudar essa situação, para que haja uma maior conscientização e uma mudança tanto do consumidor quanto do fornecedor.”
Para Silvia, grande parte dos acidentes, incluindo o que tirou a vida de Vitória, sua filha de 9 anos, poderiam ser evitados. “Ela estava andando à cavalo usando uma cela para adultos e estava desacompanhada quando caiu. O socorro demorou e ela só foi atendida horas depois. Com medidas mínimas de segurança o acidente poderia ter sido evitado.”
Desde que criou a ONG, a arquiteta vem fazendo um trabalho de pesquisas e arrecadação de dados. “Nós temos vários estudos estatísticos e, com base neles e na instrução de vários especialistas, montamos algumas cartilhas, no site Férias Vivas, que ensinam como prevenir acidentes em diversas atividades comuns nas férias, como por exemplo, passeios de Jet Ski e montanhismo.”
O trabalho de Silvia conseguiu mudar a conduta do turismo do país. A ONG participa do Projeto de Normalização e Certificação em Turismo de Aventura, desenvolvido há três anos na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A entidade discute a elaboração das novas regras e, das 31 normas de turismo de aventura desenvolvidas no Comitê Brasileiro de Turismo, do qual Férias Vivas faz parte, várias já foram publicadas. “É possível notar que houve uma mudança na conduta das pessoas, sinto orgulho disso, é uma homenagem à minha filha.”
O lema da organização é “educar para o turismo e o lazer seguro e responsável”. Com esse intuito, eles oferecem gratuitamente no site informações e dicas de segurança. Confira as informações antes de viajar:www.feriasvivas.org.br
Dicas:
1. Nunca saia sozinho e sempre avise aonde você vai. Procure acampar em regiões conhecidas. Mantenha a barraca sempre fechada para evitar a entrada de animais peçonhentos. Não acender velas ou cigarros
dentro das barracas.
2. Somente nade em locais permitidos. Nunca deixe crianças sem supervisão. Fique atendo à bancos de areia e correntes marítimas. Atenção para animais aquáticos como águas vivas e ouriços; fique longe de embarcações motorizadas.
3. Organize o passeio e tenha sempre um condutor experiente no grupo. Leve mantimentos adequados e suficientes para o tempo de passeio. Não se afaste do grupo e prete atenção à pedras soltas e animais selvagens.
4. Verifique seu equipamento antes de sair. Os passeios devem ser supervisionados. Não saia da trilha e respeite a dificuldade do passeio. Se não tem experiência, comece devagar.
5. Preste atenção na profundidade antes de mergulhar. Cuidado com banhistas distraídos. Atenção para pisos escorregadios, materiais de vidro ou cortantes. Nunca deixe crianças desacompanhadas e proteja o local quando
não for utilizado.
6. Os cavalos devem ser dóceis, treinados e saudáveis. As selas e arreios precisam ser do tamanho ideal e devem estar em boas condições. O usuário precisa usar capacete e botas adequadas. O passeio deve
ser monitorado.
Fonte: Bom Dia