Pagamento por auxílio-doença cresce 18% em Ribeirão Preto
O número de auxílios-doença concedidos pela Previdência Social por acidentes de trabalho em Ribeirão Preto cresceu 18% de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010. Os benefícios pagos saltaram de 950 para 1.126 no périodo.
Especialistas ouvidos por A Cidade afirmam que a construção civil, seguida pela indústria, contribuiu para o crescimento dos acidentes.
Entre os casos recentes, um operário morreu no início do mês, depois de cair do nono andar em uma construção, na avenida Professor João Fiúsa, zona Sul de Ribeirão.
O gerente-executivo do INSS em Ribeirão, Rui Brunini Junior, afirma que a Previdência está ajuizando ações regressivas contra as empresas para cobrar o ressarcimento das despesas com os pagamentos dos auxílios (leia ao lado).
A despesa do INSS com o pagamento dos benefícios por acidente em setembro chegou a R$ 589.826, valor 43% maior ao registrado no mesmo mês de 2010, de R$ 410.150.
Já a chefe da Seção de Relações do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Ribeirão, Maria Helena Forte Henrique Faria de Vergueira, afirma que fiscalizações são realizadas todos os dias, com o objetivo de reduzir os acidentes e averiguar as condições de trabalho.
"O fiscal não pode substituir o papel do empregador, de ter um profissional específico em segurança do trabalho", diz.
Fonte: A Cidade