Panificação terá que se adequar à norma para garantir segurança no trabalho
Com a Norma Regulamentadora NR-12, que exige a adaptação do local de trabalho, equipamentos e máquinas, as 4.200 panificadoras e confeitarias do Paraná devem realizar a troca de seu maquinário por novos equipamentos, que se enquadrem à norma e que garanta a redução dos acidentes de trabalho.
Entre os equipamentos que deverão ser trocados, estão as amassadeiras, batedeiras, modeladoras e cilindros, o que pode praticamente zerar os acidentes. Para viabilizar a troca, o SIPCEP – Sindicato da Panificação e Confeitaria no Paraná – intercedeu junto ao Governo do Estado para a abertura de uma linha de crédito, coordenado pela Agência de Fomento do Paraná S.A.
Ainda em agosto, será assinado um convênio com o governador Beto Richa, em que o sindicato se encarregará de entrar em contato com os empresários do setor no Paraná para avaliar e encaminhar os projetos à Agência de Fomento, que irá analisar a documentação, o risco de crédito e a capacidade de pagamento de cada empresa. Os prazos e limites de valores para financiamento e parcelamento dependerão da capacidade de cada empresa e da urgência que o empresário tem para atender aos prazos estabelecidos pela norma.
Os prazos de adequação à NR-12 variam conforme o número de funcionários de cada estabelecimento, mas todos deverão ter seu parque de máquinas trocados. Para o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann, a NR-12 será a responsável pela modernização do setor como um todo. “A linha de crédito oferecida pelo governo vai possibilitar a todos os empresários a aquisição de equipamentos mais modernos e seguros, o que vai garantir a qualidade e o crescimento da panificação no estado”, afirma.
“Esta é uma medida de impacto, porque proporciona uma melhoria substancial nas condições de segurança do trabalho de milhares de pessoas, garante os empregos, que é o objetivo do programa, e atende à determinação do governador de contribuir para melhorar as condições de vida dos paranaenses”, afirma Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Fomento S.A.