Paraíba terá 1º conselho de atuação na prevenção de acidentes
27/09/2011 12:56
O Estado ganhará sua primeira entidade representativa relacionada a acidentes no ambiente de trabalho: Conselho Integrado para Prevenção de Acidentes e Perdas - (CIPPA/QT). A meta da CIPPA é fazer a ponte entre os profissionais e seus empregadores, contribuindo para a construção de um ambiente de qualidade total nas empresas e com menos desperdícios.
A posse do grupo integra a programação da 1ª Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Paraíba (SPAT-PB) - evento que começa nesta segunda-feira (26) e vai até a próxima sexta-feira (30), no auditório do Liceu Paraibano, no centro de João Pessoa.
Além da CIPPA-PB também será constituída a CIPPA-JP. "As duas entidades serão compostas por pessoas de várias áreas de atuação. Temos desde advogados, psicólogos, assistentes sociais a educadores e engenheiros. Essa diversidade nos permite compreender bem as necessidades de cada área, em termos da contribuir para um local de trabalho seguro", explicou a técnica de Segurança do Trabalho, Josenilda Ferreira de Oliveira, que presidirá a CIPPA-PB.
De acordo com Josenilda de Oliveira, a função primordial das CIPPAS é tornar-se referência quando o assunto for capacitação em prevenção de acidentes. "Queremos, inicialmente, montar unidades em bairros da capital e em colégios", contou.
Economia
"Um ambiente seguro é bom, não apenas para os empregados, mas para todo o sistema que envolve uma empresa, sendo ela de qualquer porte", destacou Josenilda de Oliveira, citando exemplos de gastos que podem ser originados por causa de acidentes de trabalho.
Essas perdas financeiras relacionadas a uma máquinas quebrada, por exemplo, muitas vezes pode ocasionar a paralisação na linha de produção e o atraso nas entregas dos produtos. Isso, segundo frisou a técnica de Segurança do Trabalho, "quando nos atemos apenas às perdas materiais, porque ainda há o fator humano que é muito mais importante, nossa maior preocupação e, cuja perda, jamais poderá ser computada materialmente".
Assim, Josenilda de Oliveira apontou que aposentadorias precoces (por invalidez) e mortes "podem e devem ser evitadas com a postura adquirida por meio da capacitação de funcionários em prevenção de acidentes".
PROGRAMAÇÃO
PRIMEIRO DIA - segunda-feira (26)
19h - Abertura - Hino Nacional
19h - Posse das CIPPAS de João Pessoa e Paraíba
20h - Palestra "As Três Fases da CIPA: Legal, Administrativa e Cultural", com o médico do trabalho, Clóvis da Silveira Costa - Chefe do NEGUR da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba - SRTE/PB.
Patrono: Dr. Antonio Erivaldo Henrique de Souza - Presidente da Nova Central Sindical PB (NCST/PB).
20h- Palestra "A CIPA: Ontem, Hoje e Sempre", com o técnico de manutenção e presidente da CIPA- TV Tambaú, Gustavo Gomes.
SEGUNDO DIA - terça-feira (27)
19h- Palestra "A CIPA e as Nossas Raízes: Tupi, Lusa e Afro (Encontro e Desencontros)", com a assistente social e técnica de segurança, Josenilda Ferreira de Oliveira
19h50 - Palestra "Uma Nova Visão de Segurança do Trabalho", com o escritor e consultor Ariosvaldo Soares Peixoto
20h40 - Janela Cultural - Turma 1 (Alfa) CDF Master.
TERCEIRO DIA - quarta-feira (28)
19h - Palestra "Comunicação Social, a Empresa Sorriso", com o editor da TV Cabo Branco, Gilson Marques
19h50 - Palestra "A ação da CIPA da TV Cabo Branco na SIPAT", com os cipeiros da TV Cabo Branco.
20h40 - Janela Cultural - Turma 2 (Beta) CDF Master.
QUARTO DIA - quinta-feira (29)
19h - Painel da Lei, Ordem e Justiça, com os advogados Odésio Medeiros, Antonio Erivaldo, Andrea Henrique e a Adriana Bezerra (mestre em Educação).
20h40 - Janela Cultural - Turma 3 (Gama) CDF Master.
QUINTO DIA - sexta-feira (30)
19h - Palestra "A CIPA Transnacional - Gestão Moderna de Transporte Público", com o diretor-executivo da Associação dos Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho.
19h50 - Seminário das CIPAS, "A CIPA em primeiro lugar", uma projeção para o Brasil.
20h40 - Janela Cultural - Turma 4 (Omega) CDF Master.
21h30 - Carta da CIPA Paraíba. Encerramento solene.
Fonte: ClickPB - João Pessoa/PB