Em Angola: Parteiras tradicionais participam na formação sobre biosegurança no trabalho
18/06/2011 13:07
Cinquenta parteiras tradicionais do município do Londuimbali, a 92 quilómetros a noroeste da cidade Huambo, participam desde hoje (sexta-feira) num seminário de formação sobre a bio-segurança no local trabalho, numa iniciativa da repartição local da saúde.
Durante quatro dias do evento, as participantes das cinco comunas do Londuimbali estão a analisar, entre outros temas, a hemorragia na gravidez, atenção ao parto, doenças hipertensivas na gravidez, bem como a estatística mensal do Vih/Sida.
Na cerimonia de abertura do seminário, o chefe de repartição da saúde do município do Londuimbali, Felisberto Ambrósio, frisou que a formação vai permitir que estas aumentem os conhecimentos para a garantia da qualidade da saúde pública, bem como a redução da taxa da mortalidade infantil.
De acordo Felisberto Ambrósio, o ciclo formativo no município vai continuar de forma faseada para dotar as parteiras tradicionais de conhecimentos ligados aos serviços de parto nas comunidades rurais.
O município do Londuimbali conta com 333 parteiras tradicionais distribuídas nas comunas da Galanga, Ussoque, Cumbila; Alto-Hama e sede do Londuimbali.
Fonte: www.portalangop.co.ao