Petrolina-PE vai discutir saúde e segurança do trabalhador

19/11/2012 23:25

 

A Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Petrolina e a Fundacentro realizam nos dias 27 e 28 de novembro o II Seminário sobre Segurança e Saúde do Trabalhador do Vale do São Francisco. O encontro vai discutir a segurança e saúde do trabalhador levando em conta os arranjos produtivos localizados na região. O seminário será realizado no auditório do SENAI/Petrolina.

 A programação foi dividida em cinco temas. No primeiro dia, o seminário começa às 19h com a sessão de abertura, logo após ocorrerá a mesa CIPA: uma só legislação, várias configurações, apresentado pelo técnico de Segurança do Trabalho e educador da FUNDACENTRO/PE, José Hélio Lopes.

No segundo dia, das 9h às 11h, os assuntos serão a Norma Regulamentadora NR-35, que trata do trabalho em altura, com José Odenis Mesquita, alpinista industrial e diretor operacional da Ranger SMS (PE) e os Benefícios da Previdência Social em decorrência dos acidentes do trabalho, com a assistente social do INSS (PE), Lindinalva Amorim. À tarde, a partir das 14h, será exibido o documentário O veneno está na mesa, do cineasta Silvio Tendler. Em seguida, a pesquisadora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (PE), Cheila Nataly Galindo Bedor, vai falar sobre o Impacto da utilização de agrotóxicos na saúde do trabalhador e no meio ambiente.  

 O seminário encerrará com a palestra do auditor fiscal do trabalho e chefe do setor de inspeção do trabalho da GRTE de Petrolina, Luciano Cortez, que vai abordar A importância da fiscalização do Ministério do Trabalho para a melhoria das condições de segurança e saúde. São esperados para o evento profissionais e estudantes da área de segurança e saúde, dirigentes sindicais, membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestores públicos e privados e demais interessados pela temática.

 As inscrições podem ser feitas pelo e-mail asseapetrolina@gmail.com . Para confirmar a inscrição, o participante deverá entregar 1kg de alimento não perecível na Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Tecnólogos e Técnicos do Médio São Francisco, situada na Rua Justina Freire de Souza, 243, Vila Mocó Petrolina. Mais informações pelos telefones (87) 3862-2417 e 8868-6530.

Fonte: Salário Mínimo