Programa Cipem mais reúne entidades para levar mais qualificação, segurança, saúde e trabalho para indústrias

15/07/2011 22:22

O Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira) num esforço concentrado para levar melhorias às indústrias do setor de base florestal, em todas as áreas se uniu ao Sesi/DR-MT, Senai e Ministério do Trabalho e organizou o Cipem mais. Um programa que vai levar mais qualificação, saúde e segurança do trabalho, além de fazer com que os empresários cumpram as exigências das leis trabalhistas.

 

Colniza foi o município escolhido para o lançamento do programa, vai ser no dia 19 de julho, às 18h30, na sede da Câmara Municipal. A parceria pretende solucionar um impasse existente no cumprimento da Lei sobre contratação do ‘aprendiz’, por se tratar de atividade com alto grau de periculosidade é necessário que nos locais tenha oferta de cursos de qualificação. O Senai vai fazer um diagnóstico preliminar específico para adequar o aprendiz na indústria madeireira, e oferecer cursos de qualificação e educação através do SENAI EXPRESS e Indústria em Ação.


A parceria com o Sesi foi a primeira a ser assinada antes mesmo da formatação total do Cipem mais. O Sesi/DR-MT coloca à disposição das empresas do setor de base florestal o atendimento ao Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA),  Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) além de parcelas de primeiros socorros, formação de CIPA, DST/AIDS.Os serviços de saúde terão um custo abaixo da média do mercado. O Sesi vai montar também um curso de Educação de Jovens e Adultos - EJA (SESI). O Cipem+ tem uma importante parceria com o Ministério do Trabalho que vai promover campanhas de  direito e deveres com princípios na legalidade.

Fonte:Assessoria Cipem-MT