Resende promove curso de Segurança Aeroportuária

08/02/2012 23:18

 

O governo municipal está capacitando uma turma de 15 pessoas entre homens e mulheres de diferentes segmentos profissionais, que passaram por um processo de seleção de acordo com as exigências estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) visando se adequar ao trabalho no Aeroporto Agulhas Negras, no bairro Campo de Aviação.

Segundo a Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços, as instruções do curso Programa de Segurança Aeroportuária - Segurança de Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita seguem até domingo, das 8 às 17 horas, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), situado na Estrada Resende-Riachuelo, s/nº, na Morada da Colina

Segundo o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, o curso faz parte do processo de estruturação do Aeroporto Agulhas Negras, sendo ministrado por empresa especializada e autorizada pela Anac. O governo investe R$ 20 mil de recursos próprios na contratação dos profissionais. "O curso é mais um passo determinante para que possamos ter uma equipe capacitada de atendimento e de atividades a serem realizadas", afirma o secretário. O curso é gratuito e aborda temas relacionados aos "Atos de Interferência Ilícita", que se refere entre outros assuntos, a questão da segurança no embarque e desembarque nos aeroportos. Ao final, os participantes receberão certificados devidamente reconhecidos pela Anac.

Outra ação realizada pela Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços visando o pleno funcionamento do aeroporto foi a criação de uma Brigada de Incêndio, fazendo do Aeroporto Agulhas Negras o único do Estado do Rio a contar com este item de segurança, também exigido pela Anac, com profissionais treinados pela Aeronáutica. Além desse serviço na semana passada a prefeitura realizou a primeira reunião para formação da Comissão de Segurança Aeroportuária, com a participação de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Academia Militar das Agulhas Negras, Guarda Municipal, Aeroclube, Corpo de Bombeiros, Policia Federal e o próprio Aeroporto Agulhas Negras.

A comissão terá a finalidade de criar e acompanhar as normas de segurança da estrutura física do Aeroporto Agulhas Negras. Para Edgar Moreira, a intenção é que os encontros aconteçam mensalmente com emissão de atas e relatórios. "Trata-se de um grupo de estudos e de administração da segurança no aeroporto. Com base neste trabalho, a Prefeitura vai traçar o plano de metas e coordenar as ações voltadas para esta área", finaliza.

Fonte: A Voz da Cidade