Sanepar e Sesi produzem vídeos sobre segurança do trabalho

13/11/2012 07:59
Vídeos estão disponíveis no Portal do Sesi: www.eadsesipr.org.br.

Uma parceria entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) permitiu a produção de três vídeos de treinamento em segurança do trabalho, com foco em temas muito importantes para diversos profissionais, essenciais para prevenção de acidentes junto a empregados que atuam diretamente na área do saneamento básico.

Bastante didáticos e de curta duração, os vídeos, filmados nas instalações da Sanepar em Guarapuava, trazem orientação e informação sobre procedimentos seguros no ambiente de trabalho em relação a emergências com gás cloro, sinalização de vias e escoramento de valas.

Os treinamentos foram filmados pelo Sesi, com apoio do técnico em segurança do trabalho Valdeci Machado, empregado da Sanepar. Os vídeos fazem parte de um conjunto de 50 filmes, a coleção Sesi Trabalho Seguro, que abarca diferentes tipos de indústria (como a de saneamento, moveleira, cerâmica vermelha, reparação de veículos, vestuário, têxtil e da madeira) e de caráter multissetorial, por tratarem de assuntos comuns a várias indústrias, como, por exemplo, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), cuidados na operação de máquinas e organização do ambiente de trabalho.

A coleção toda está sendo filmada dentro das indústrias, com a participação dos empregados de maneira bastante ativa, sendo que alguns participam até da elaboração do roteiro. Segundo o Sesi, os vídeos da coleção são produzidos com base em dados estatísticos de doenças e acidentes de cada setor industrial, procurando atender às necessidades particulares de cada um, com validação dos respectivos sindicatos empresariais.

VÍDEOS – Embora sirvam a várias indústrias, os três temas filmados estão diretamente ligados ao cotidiano de trabalhadores da Sanepar. O vídeo sobre emergências com gás cloro, por exemplo, trata de uma situação que pode ocorrer na Sanepar, que utiliza o produto em suas estações para o tratamento da água – é o processo de cloração da água, com a adição do cloro, que elimina os microorganismos patogênicos da água captada em rios e poços e a torna própria para consumo humano.

“Na Sanepar, os empregados que atuam no tratamento da água, no setor de materiais e em outras áreas podem se deparar com vazamentos de gás cloro, que são perigosos e colocam em risco a saúde e a vida. É preciso saber como agir nesses casos, com rapidez e segurança. O vídeo contribui para isso”, explica Valdeci Machado.

Também os vídeos sobre escoramento de valas e sinalização de vias estão relacionados com o trabalho dos funcionários da Sanepar, pois é situação corriqueira na empresa a abertura de valas para a colocação de novas tubulações ou o conserto de redes e ramais, sendo muitas vezes necessário alertar pedestres e motoristas quando obras ocorrem em ruas, avenidas e rodovias. “Escorar valas e sinalizar vias é uma forma de evitar acidentes, de proteger a vida de todos. Mas é necessário o treinamento adequado para que o trabalhador saiba o que fazer”, diz o técnico.

EAD – Os materiais estão disponíveis gratuitamente para treinamento de interessados no Portal do Sesi (www.eadsesipr.org.br). Para acessar os materiais, mesmo os gratuitos, é necessário cadastrar-se no Portal primeiramente. Quem assiste aos vídeos pode ter certificação de treinamento pelo Sesi.

Funcionando desde 2011, o Portal do Sesi oferece gratuitamente muitos módulos de educação à distância de altíssima qualidade em diversos temas, entre eles a segurança do trabalho. Apenas em 2012, o Portal já atendeu mais de 30 mil alunos. No mês de setembro, o índice de satisfação com os cursos foi de 97,69% e com os vídeos de treinamento, de 97,83%. “A EAD oferece muitas vantagens, pois o aluno pode realizar os cursos em conformidade com sua disponibilidade de tempo e, na nossa plataforma, assim que o curso é concluído, ele já pode imprimir seu certificado”, explica o coordenadora do Núcleo de Educação a Distância do Sistema Fiep, Raphael Hardy Fioravanti.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná