Seguradoras preparam ações de prevenção contra acidentes no carnaval

15/02/2012 13:00
Cidades litorâneas terão ações em massa durante o período; foliões contarão com socorro mecânico, apoio adicional de reboque e campanhas sobre fluído de freio
 
Além da típica folia, festas de ruas e mobilização nacional, o período de carnaval também registra diversos acidentes de trânsito. Os números são alarmantes. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, entre a sexta-feira de carnaval e a quarta-feira de cinzas em 2011, foram registrados 4.165 acidentes nas principais estradas brasileiras e 213 mortes. No mesmo período em 2010 foram contabilizados 3.233 acidentes e 143 mortes.
 
As ocorrências alertam ainda para a importância de serem implantadas ações de prevenção de acidentes, trabalho realizado anualmente pelo mercado de seguros.
 
A Porto Seguro, por exemplo, realiza campanhas mensais para trabalhar a prevenção veicular junto aos clientes. No mês do carnaval, estão sendo aplicadas pelos 140 Centros Automotivos Porto Seguro espalhados pelo país ações sobre o fluído de freio.
 
A escolha pela conscientização desse item para fevereiro é devida a alta exigência dos freios na estradas, especialmente nas descidas de serras para litorais. “A condição inadequada do fluído reduz a eficiência da frenagem, e um motorista que não é piloto profissional não consegue notar a diferença, pois é gradual”, explica o gerente da Rede dos Centros Automotivos Porto Seguro, Marcos Iombriller.
 
No decorrer do ano serão trabalhadas também questões como balanceamento, alinhamento, discos de partida e de freio, troca de óleo, sendo que a ação do fluído de freio será estendida para os próximos meses.
 
Iombriller explica que as atividades implantadas pela seguradora alertam os motoristas para manutenções não usuais. Além disso, as campanhas são atrativas por conta de seus valores – a troca do fluído de freio, por exemplo, tem o custo de R$ 45. “O valor baixo chama a atenção para que o cliente entenda o que aconteceu e se conscientize a fazer manutenções”.
 
Além dessas ações, os segurados têm acesso a benefícios extras, como revisão de luzes, cristalização de para-brisa, que evita embaçamento de vidros em casos de chuvas moderadas, e pré-inspeção ambiental para os clientes de São Paulo. A prévia gratuita possui os mesmos equipamentos utilizados pela Controlar.
 
Prevenção no litoral
 
As cidades litorâneas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, foram escolhidas pela SulAmérica para a campanha “Operação Verão”, iniciada em dezembro do ano passado com extensão até o fim do carnaval.
 
As ações, de acordo com o diretor de tecnologia e contact center, Edison Kinoshita, foram instaladas nessas regiões por conta do grande índice de procura de serviços nesta época do ano.
 
Dessa maneira, os serviços estarão disponíveis em todo o litoral paulista; nas cidades pernambucanas Porto de Galinhas, Maracaípe e Muro Alto; na Ilha de Itaparica, na Bahia; na região dos Lagos e Angra dos Reis, Paraty, Rio das Ostras, Barra de São João, Unamar, Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
 
“Esta operação envolve um conjunto de medidas preventivas para proporcionar mais segurança e tranquilidade aos segurados, como apoio adicional de reboque e motos para socorro mecânico, além do apoio com serviços de assistência 24 horas, como chaveiro, borracheiro e carga de bateria”.
 
Kinoshita enfatiza que ações desse tipo colaboram para a conscientização dos foliões. “A SulAmérica sempre se preocupa com a segurança e comodidade dos seus segurados. Sabemos que nesta época há um grande aumento de acidentes de trânsito. Com isso, buscamos sempre alertar nossos clientes sobre os perigos da associação de bebida alcoólica com direção de veículos e velocidade, para que assumam atitudes seguras e responsáveis no trânsito”.
 
Ações junto ao setor
 
Com atuação conjunta ao setor de seguros, a Dekra também investe na prevenção de acidentes de trânsito. As orientações são dadas no momento da inspeção ou até mesmo através de palestras em empresas com grande número de frotas seguradas
 
“Contribuímos com dicas de como o motorista deve se comportar, principalmente em um feriado prolongado, em que as estradas ficam com muitos veículos, e como ele deve dirigir de maneira segura”, explica o consultor da Dekra, José Ramalho.
 
Períodos que antecedem feriados prolongados ainda não representam alerta para inspeções veiculares aos motoristas, de acordo com Ramalho. Em sua opinião, a cultura de manutenção preventiva do automóvel ainda está em fase de desenvolvimento no País.
 
Além da manutenção preventiva do automóvel, outra preocupação da Dekra quando o assunto é prevenção de acidentes é a condição do motorista. Conforme Ramalho, antes da via e do veículo, o condutor é o maior responsável por ocorrências, já que a este é atribuída a responsabilidade de manter o carro inspecionado.[2]
 
O consultor enfatiza a importância de o mercado segurador implementar ações preventivas, já que um acidente de trânsito, muitas vezes, afeta toda a cadeia do setor. “O mercado deve estar cada vez mais engajado e imbuído de tentar reduzir a sinistralidade em acidentes de trânsito”.
 
Fonte: SEGS.com