SENAC Dourados abre inscrições para cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Enfermagem

23/08/2011 10:21

A qualificação técnica-profissional tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a procura pela educação profissional no País teve um crescimento de 46% entre os anos de 2007 a 2010, o que representa um salto de 780 mil alunos matriculados para 1,1 milhão. Para atender essa demanda, o SENAC Dourados abriu inscrições para o curso de Técnico em Enfermagem, com início no dia 26 de setembro, e Técnico em Segurança do Trabalho, com início no dia 12 de setembro.
Com o alto número de trabalhadores acidentados, o técnico em segurança do trabalho é um profissional cada vez mais requisitado, uma vez que sua atuação preserva a saúde do trabalhador e protege os ativos da empresa e do meio ambiente.

O profissional é responsável pela investigação e levantamento de procedimentos adequados para a realização das atividades e tarefas exigidas nas empresas. Sua atuação envolve o zelo pela correta aplicação das normas de segurança, atenção permanente ao bom funcionamento de métodos de trabalho e instruções que reforçam a implementação de ações corretivas que eliminam ou minimizam os riscos de acidentes nos locais de trabalho. O técnico também auxilia engenheiros, arquitetos, médicos, enfermeiros e outros profissionais especialistas em segurança e higiene do trabalho.

Durante o curso, os alunos desenvolvem as competências gerais e específicas que são necessárias para dominar os conhecimentos, habilidades e valores fundamentais que vão aplicar nas ações de conscientização e prevenção de acidentes.

O técnico em Segurança do Trabalho atua em estabelecimentos comerciais e industriais, públicos e privados, em sindicatos e entidades de classe e na execução e acompanhamento de projetos e programas relacionados à segurança, meio ambiente e saúde no trabalho. No que se refere às questões de segurança, atuará como mediador das relações entre o empregador e o empregado.

Já os profissionais técnicos em enfermagem, com exercício regulamentado por lei, integram uma equipe que desenvolve, sob a supervisão do Enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelo processo gerador de saúde e doença.

Suas atividades profissionais são desempenhadas em instituições de saúde bem como em domicílios, sindicatos, empresas, associações, escolas, lar de idosos e outros.

Para atender às exigências educacionais demandadas pelo mundo do trabalho, os profissionais Técnicos em Enfermagem devem receber uma formação ampla, sistêmica, constituída por competências gerais e específicas que lhes permitam acompanhar as transformações da área.

O SENAC oferece uma proposta de ensino privilegiando o desenvolvimento do conhecimento, habilidades e atitudes que atendam às exigências do mercado de trabalho, com professores especializados que além de sólida formação teórica, possuem experiência de mercado. O profissional capacitado pelo SENAC é reconhecido em todo o Brasil.

Para a diretora regional do SENAC/MS, Regina Ferro, a realidade de Mato Grosso do Sul, assim como acontece em todo o Brasil, tem na formação técnica uma saída para os que procuram uma colocação no mercado de trabalho. “Possuir habilidades específicas numa determinada área aumentam as possibilidades de ingresso imediato nos postos de trabalho“, diz.

Outras informações no site www.ms.senac.br ou pelo telefone (67) 3411-2400, no SENAC Dourados.

Fonte: Agora MS