Rio - A área de Segurança do Trabalho é uma das mais promissoras atualmente. No Rio de Janeiro, com a expansão industrial, obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas, o mercado está superaquecido a procura de profissionais que zelam pela prevenção, educação e proteção do trabalhador. E quem quiser abraçar esta oportunidade, tem a chance com cu de Segurança do Trabalho oferecido pelo Senai Rio, através do Pronatec (Programa Nacional de rsoAcesso ao Ensino Técnico e Emprego), que está com as inscrições abertas para 480 vagas em nove unidades do Senai (Barra Mansa, Duque de Caxias, Maracanã-Unidade Solda, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Santa Cruz/antiga escola de Paciência, Resende e Volta Redonda).
"O mercado está absolvendo um número altíssimo de profissionais. O número de editais de concursos solicitando esse tipo de profissional é muito significativo. No Rio de Janeiro, a média salarial para nível tecnico é bem interessante, com salário inicial chegando em média a R$ 3.500. Em cidades como Macaé, na Região Norte Fluminense, chega a R$ 5.500", diz o gerente de Segurança do Trabalho do Sistema Firjan, José Luiz Barros.
O curso está sendo oferecido a alunos das escolas estaduais que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio. José Luiz Barros destaca a chance dos jovens conseguirem entrar no mercado de trabalho de forma gratuita.
"Esse profissional conseguir se capacitar ainda de forma gratuita é excelente. O mercado necessita, é uma atividade atrativa, com o salário bem convidativo", afirma.
Mercado de segurança do trabalho está em ascensão | Foto: Divulgação
Aos 23 anos, Raoni de Lucena Souza, aluno do Senai Niterói em Segurança do Trabalho, está empolgado com a possibilidade de no fim do curso, conseguir ingressar no mercado de trabalho.
"O curso está sendo uma grande oportunidade para eu entrar num ramo importante do mercado de trabalho, com essa expansão industrial do Rio de Janeiro. A minha expectativa é me formar e conseguir um bom emprego", diz.
Além da Segurança do Trabalho, outros cursos estão sendo oferecidos, distribuídos em 3.145 vagas. As inscrições terminam no dia 10 de julho e podem ser feitas atrávés do site da Secretaria de Estado de Educação (www.rj.gov.br/web/seeduc). Mais informações sobre as vagas do Senai no Pronatec também podem ser consultadas no site www.firjan.org.br/cursosenai.
Fonte: O Dia Online