Superintendência do MTE do Paraná está reativando Câmara técnica para discussões em SST
A Superintendência do Trabalho e Emprego no Paraná está reativando a câmara técnica dos setores de plantio e transformação da madeira, para discussão de questões trabalhistas, de segurança e saúde no trabalho. Na próxima terça-feira (11/10), no Sindicato Rural de Irati, na região centro sul do Estado, haverá a solenidade de restabelecimento da câmara setorial, com a presença do superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego-MTE no Paraná, Neivo Beraldin e o IV Encontro de Segurança e Saúde no Trabalho da Cadeia Produtiva da Madeira.
“ A cãmara técnica vai reunir entidades ligadas ao setor madeireiro, desde o plantio e extração até a indústria de beneficiamento. Será um espaço para o debate dos principais problemas do setor e para criarmos mecanismos de resolução de problemas e conflitos, com participação do governo, trabalhadores e empresários”, diz o superintendente Neivo Beraldin.
Ele destaca que no Paraná, o setor da cadeia produtiva da madeira sempre foi participativo e uma das missões da câmara setorial será incentivar a retomada do diálogo tripartite. “ Acredito que o diálogo entre governo, trabalhadores e empregadores é sempre o melhor caminho para a solução de eventuais problemas. A cadeia produtiva da madeira tem papel fundamental no desenvolvimento econômico do Paraná. Na nossa pauta, estão as discussões sobre segurança e saúde dos trabalhadores do setor, o nível de informalidade e a terceirização de serviços Queremos um diálogo franco e que traga consequências a curto prazo para os trabalhadores. Ao terceirizar parte dos serviços, muitas vezes as empresas perdem o controle sobre a formalização dos contratos, respeito às normas de segurança e controle dos direitos trabalhistas”, analisa.
Para o chefe da Seção de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do MTE no Paraná, Luiz Fernando Busnardo, a câmara setorial pretende fiscalizar cumprimento dos itens para prevenção de acidentes de trabalho, desencadear ações para evitar a informalidade no setor e iniciar as discussões sobre a terceirização de serviços. “ Foi criado um check list com os itens obrigatórios que os empregadores devem observar, não só para que se adeqüem ao que a legislação exige mas para prevenir a incidência de acidentes e óbitos”, diz Busnardo.
Em Irati, também acontece o IV Encontro de Segurança e Saúde no Trabalho da Cadeia Produtiva da Madeira. A abertura da reunião será feita pelo presidente da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador- Cist, Mesaque Kecot Veres, a partir das 13h30. Estão previstas palestras do superintendente regional do MTE no Paraná, Neivo Beraldin, do representante do Ministério Publico do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira e de representantes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Instituto Ambiental do Paraná ( IAP), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, Serviço Social da Induústria- Sesi, de representante da Vigilância Sanitária municipal, do sindicato patronal e do sindicato trabalhadores na madeira.
Fonte: Bem Paraná