Técnico de Segurança do Trabalho – O Anjo da Guarda

27/11/2012 07:40

Neste dia 27 de novembro comemora-se o dia do Técnico de Segurança do Trabalho, profissional que atua nas empresas como um Anjo da Guarda dos trabalhadores, pois a vida de muitos passa pelas mãos desse competente profissional. Muitas vezes discriminado na profissão, porém o amor pelo trabalho sobrepõe-se, deixando diferenças de lado.
O Técnico de Segurança do Trabalho, único profissional da área de Segurança do Trabalho, procura fazer o melhor e mais eficiente trabalho a fim de evitar acidentes e quase-acidentes do trabalho, sua condição de prevencionista presa pela saúde e integridade física do trabalhador. Pergunte para um operário que perdeu os dedos num acidente de trabalho o quanto fazem falta os mesmos. Pergunte para uma família que perdeu o ente querido numa morte provocada por acidente de trabalho, a saudade que existe. Nessas horas todos lembram da Segurança do Trabalho e do profissional que poderia ter treinado, orientado e indicado o EPI (equipamento de proteção individual) correto, evitando assim tantas perdas humanas e materiais.
Em 1985 a então Ministra de Estado do Trabalho, Dorothea Verneck no uso de suas atribuições definiu a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho. Em 1989 as atividades foram regulamentadas pela Portaria n° 3.275 de 21.09.89, onde informar, analisar, executar, indicar e cooperar com os empregados e empregadores faz desta profissão uma das mais importantes dentro de uma Organização. Hoje se fala muito de profissionais múltiplos, o Técnico já por nascença tem essa concepção, porque atua em todos os setores de uma empresa e em todos os níveis hierárquicos. Seu trabalho exerce competências nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente, compreendendo que o risco pode ser controlado, minimizado e eliminado.
O Profissional da área de Segurança do Trabalho faz de suas obrigações a alegria de viver, não somente deixa-se levar pelo trabalho, mas pela busca constante de melhorar e aperfeiçoar-se. Valendo essa informação para todas as profissões, pois pessoas despreparadas perdem seu espaço nas organizações.
O Técnico de Segurança do Trabalho tem de ser um algodão entre cristais, visto que, de um lado existe o empregado, onde se tem que repassar confiança e respeito para que todos possam chegar até o profissional para esclarecer dúvidas e agir de maneira prevencionista, do outro lado temos o empregador que paga o salário, investe em tecnologias, equipamentos e necessita de informações e resultados para que os investimentos realizados não se tornem custos.
Também neste contexto de profissional e importante ressaltar que educação e a cultura das pessoas é importante na prevenção de acidentes do trabalho é bom sempre mantermos nossos colaboradores informados sobre riscos inerentes as funções por eles exercidas bem como desde cedo quando ainda no ensino fundamental incutir nas cabeças das crianças a educação para a prevenção de acidentes do trabalho no futuro.
Sendo assim nesta data parabenizo todos os profissionais éticos que fazem desta profissão uma verdadeira dignificação do homem. Parabéns a todos os Técnicos de Segurança do Trabalho.

Fonte: Umuarama Ilustrado