Terremoto causa vários acidentes do trabalho no Japão

16/03/2011 14:24

Japão - Muitos acidentes de trabalho estão acontecendo no Japão, em virtude do forte terremoto que atingiu a costa do país, na sexta-feira, dia 11 de março. Os abalos começaram por volta das 15 horas, horário local, e o mais forte atingiu 8,9 graus de magnitude. Os tremores geraram um tsunami, que causou muita destruição. O governo confirmou mais de 3000 mortes decorrentes da tragédia.

Emergência Nuclear
Por causa do terremoto, usinas nucleares e refinarias de petróleo tiveram suas atividades paralisadas, na sexta-feira, dia 11. Segundo informações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), quatro usinas próximas ao epicentro do terremoto foram desligadas e fechadas por segurança.

Com problemas na resfriação dos reatores, a Usina Nuclear Fukushima 1 teve uma explosão no sábado, dia 12, ferindo 4 trabalhadores. O Japão entrou em alerta.

A AIEA informou no domingo, dia 13, que mais um acidente envolvendo trabalhadores de usinas nucleares japonesas havia ocorrido. Um funcionário morreu, e outros quatro ficaram feridos em um acidente envolvendo um guindaste, na usina Fukushima 2.

Mais duas explosões ocorreram na Fukushima 1 nesta segunda-feira, dia 14 de março, deixando 11 feridos. A agência de segurança nuclear do Japão informou que o acidente teria ocorrido por um acúmulo de hidrogênio. E na terça-feira, dia 15, mais um tremor de magnitude 6 foi registrado, o que levou a um incêndio no reator 2 de Fukushima.

Devido aos últimos acontecimentos, a Tokyo Electric Power (Tepco) disse que retirou 750 trabalhadoras de sua usina nuclear de Daiichi nesta terça-feira, 15, deixando 50 no local para lidar com problemas nos reatores.

Explosão em refinaria
Um grande incêndio, na refinaria de petróleo Cosmo Oil Co., em Ichihara no Japão, teria ferido, pelo menos, três trabalhadores (foto). O fogo iniciou logo após o terremoto.

Os funcionários, segundo jornais locais japoneses, teriam sofrido queimaduras e foram levados imediatamente para um hospital próximo. Não há informações sobre o atual estado de saúde deles.

Acidente em indústria
O abalo atingiu muitas cidades, inclusive Tochigi, onde fica localizado o centro de desenvolvimento de motocicletas da Honda (Tochigi Proving Ground). No momento do maior tremor, a indústria estava cheia, pois era horário de trabalho, o que causou ferimentos em aproximadamente 30 funcionários.

Segundo informações do Terra, um trabalhador morreu após um desabamento de parte do teto da empresa. Além da Honda, Toyota e Nissan sofreram danos em suas instalações causados pelo terremoto e paralisaram suas atividades.

Fonte: Redação Revista Proteção