Trabalhadores das obras discutem ações de segurança e saúde, em MS
Mais de 1.100 trabalhadores dos canteiros de obras da Plaenge e da Vanguard em Campo Grande estão envolvidos nesta sexta-feira (02.12), em atividades da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) voltadas à segurança, saúde e bem-estar. Com o tema “No Trabalho a Melhor Ferramenta é a Segurança”, a Sipat discute questões relativas aos hábitos seguros no canteiro, uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), além de saúde, focando principalmente as doenças sexualmente transmissíveis.
Nesta edição da Sipat, o destaque fica por conta da educação no trânsito, considerando a violência no trânsito em Campo Grande e que mais de 80% dos trabalhadores nas obras usam motocicleta ou bicicleta como meios de transporte. Para chamar a atenção dos operários das obras quanto aos aspectos da direção preventiva, palestra alusiva ao tema foi abordada pelo especialista do Detran-MS, Marcos Alexandre Brandão. Já a temática saúde foi desenvolvida pela psicóloga Célia Fernandes Ribas Queiroz que falará sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e Aids.
Educação e descontração
O evento acontece durante toda esta sexta-feira no Complexo Esportivo Telles Sports. Durante a tarde, os trabalhadores participarão de uma simulação de resgate comandada pela equipe da empresa Qualisalva. Com o apoio do Grupo de Teatro Caras de Pau, temas importantes como segurança no canteiro de obras e combate à dengue serão discutidos de forma lúdica e descontraída.
Ao abrir oficialmente o encontro, o diretor da Plaenge, Édison Holzmann destacou a importância da Sipat que, além de ser um momento de confraternização, é um espaço para reforçar os procedimentos de segurança. “A segurança depende da empresa promover os meios, de uma equipe comprometida e de cada um de vocês. Queremos que cada colaborador, todos os dias, volte para sua família com saúde e segurança”, disse Holzmann aos participantes.
Durante o evento foram sorteadas 26 bicicletas e uma delas foi entregue ao ferramentista Renato Monteiro de Abreu autor da frase da Sipat deste ano: “No Trabalho a Melhor Ferramenta é a Segurança”. Feliz em ser reconhecido, Renato Abreu disse que a segurança no trabalho que executa é fundamental para que não haja acidente. “Temos que ter diariamente, a consciência de que nossa vida é muito importante”, afirmou.
De acordo com a técnica de Segurança do Trabalho, Ilka Bueno são assuntos considerados essenciais para serem reforçados. “Será um dia intenso de discussão reunindo palestras, debates e atividades sociais”, comenta a técnica. Entre as ações ainda estão o corte de cabelo, aferição de pressão e de glicemia, índice de massa corpórea, testes de sífilis e HIV. No final da tarde, os trabalhadores participam de gincanas, bingo e de uma partida de futebol.
Trabalho contínuo
As ações de segurança no trabalho nos canteiros de obras da Plaenge e da Vanguard são contínuas e reforçadas toda semana com reunião que acontece toda segunda-feira com os operários. De acordo com a técnica de Segurança no Trabalho, nos encontros semanais são apresentadas situações de riscos, exemplos de acidentes e procedimentos padrões. “Tudo visando fazer com que o trabalhador entenda a importância de se trabalhar com segurança para manter a sua integridade”, explicou. Entre as ações bem-sucedidas é o fim da resistência do trabalhador do uso do filtro solar, que é disponibilizado gratuitamente nas obras. F
Fonte: MS Notícias