Trabalhadores são vítimas de radiação no Japão

24/03/2011 22:39

Japão - Três funcionários da Usina Nuclear de Fukushima no Japão foram expostos a altos níveis de radiação, nesta quinta-feira, dia 24 de março. Segundo a Agência de Segurança Nuclear do Japão, dois destes trabalhadores sofreram lesões mais graves e estão hospitalizados. As informações são do jornal japonês Mainichi Shimbun.

Os trabalhadores da Tokyo Eletric Power Company (TEPCO) teriam entrado em contato com água contaminada e sofrido queimaduras nos pés enquanto instalavam cabos de energia no reator 3. A TEPCO informou que a água radioativa pode ter escoado através de seus equipamentos de proteção de radiação e que as lesões aconteceram pelo contato direto com os raios beta.

A radiação recebida pelas vítimas foi entre 173-180 millisievert (mSv). Este valor está acima do limite normal legal de 100 mSv por ano para os trabalhadores da energia nuclear no Japão, mas abaixo do novo limite de 250 mSv, lançado na semana passada para lhes permitir passar mais tempo dentro das usinas.

O jornal japonês diz ainda que os dois funcionários em estado mais grave foram internados em um hospital de Fukushima e depois seriam levados para o Instituto Nacional de Ciências Radiológicas na província de Chiba. O terceiro foi liberado.
 

Com os três, o total de trabalhadores que foram expostos à radiação superior a 100 millisieverts chega a 17.

Fonte: Redação Revista Proteção