Trabalhadores da Embraer protestam contra morte de funcionário

03/09/2011 19:08

Cerca de 300 trabalhadores da Embraer, de São José, realizaram ontem uma passeata de pouco mais de um quilômetro para protestar contra a morte do funcionário Vinicius Machado Mendes, 29 anos, anteontem.
A manifestação aconteceu na entrada do segundo turno da empresa. A avenida Brigadeiro Faria Lima teve congestionamento de 1,5 quilômetro sentido Embraer. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José levou faixas pedindo mais segurança aos trabalhadores da empresa. Uma fita preta foi entregue aos manifestantes como forma de oficializar o luto por Mendes.
O grupo iniciou a passeata em frente à entrada principal do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e seguiu à pé até à portaria F-200.  Antes da entrada dos funcionários, foi realizado um minuto de silêncio.
Para o sindicato, a morte de Mendes foi ocasionada por negligência da empresa. “Nós produzimos segurança e queremos respeito à nossa vida. Não esqueceremos da morte de Vinicius. Um dispositivo de segurança eficiente teria salvo sua vida” afirma Herbert Claros, diretor do sindicato.
O presidente do PSTU de São José, Toninho Ferreira, destacou que a morte do trabalhador é mais um exemplo da importância da luta pela redução da jornada de trabalho. “A pressão nessa empresa é cada vez maior. A Embraer é a única empresa de aviação do mundo que tem jornada maior que 40 horas semanais”, disse.
De acordo com Claros, a  família de Mendes deve utilizar um advogado do sindicato para buscar uma indenização.
O funcionário morreu na manhã de anteontem, vítima de um acidente com a porta do hangar F-220, responsável pela montagem final das aeronaves E-170 e E-190.  Mendes foi levado ao Pronto Socorro da Vila Industrial, mas, segundo boletim médico do Hospital Municipal, chegou sem vida ao local.

 

Empresa não vai comentar declarações
Por meio de sua assessoria, a Embraer informou que “em respeito à família de Vinicius Ma-chado Mendes não co-mentará as declarações do sindicato. A empresa con-tinua acompanhando o tra-balho dos órgãos compe-tentes a fim de contribuir com as investigações e tomar providências cabí-veis”. Em nota oficial, a Embraer afirmou estar solidária à família do empregado, prestando total assistência.
Os auditores responsáveis pelo trabalho realizado anteontem voltaram ao local do acidente. Colegas de trabalho de Mendes serão ouvidos a fim de esclarecer o que pode ter acontecido.

Fonte: O Vale