TRT de Alagoas promove o 4o encontro sobre acidente de trabalho
27/06/2012 11:09
O Grupo de Trabalho Interinstitucional (GETRIN19) do TRT da 19ª Região promoveu mais um encontro (o 4º). O evento, realizado no auditório do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador da Macrorregião do Nordeste (CEREST), foi mais uma ação com o intuito de envolver todas as instituições nas práticas que norteiam o Programa de Prevenção de Acidente de Trabalho.
Estiveram presentes a gestora regional do Programa Trabalho Seguro e coordenadora do GETRIN19, juíza Bianca Calaça; a diretora de Vigilância de Saúde do Trabalhador do estado de Alagoas, Gardênia Souza Freitas; o procurador de estado Carlos Antonio de Souza França; o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário, Diogo Rebelo; e diversos representantes de instituições, a exemplo de SESI, SENAT, SSET, SESC, ECT. O Encontro ainda contou com as presenças dos servidores do TRT-AL, Guilherme Falcão, e Socorro Alécio.
A finalidade principal do encontro foi apresentar a atuação do CEREST frente às políticas públicas do estado em relação à saúde do trabalhador. A exposição desse tema foi ministrada por Gardênia Souza, diretora do mencionado centro de referência, que iniciou sua fala apresentando dados para contextualizar os marcos legais que regem as ações do estado de Alagoas baseados em lei orgânica da saúde, além de aprofundar os conhecimentos sobre as portarias do Ministério da Saúde, cientificar do funcionamento da Secretaria de Saúde no tocante à rede de abrangência de atenção à saúde do trabalhador, evidenciando tendência e diretrizes na vigilância para a integralidade do empregado. A síntese de sua explanação foi apresentar o funcionamento e ações do Centro de Referência. Encerrou sua participação com o tema da fraternidade deste ano "Que a saúde se difunda sobre a terra".
No início do evento, a juíza Bianca Calaça abordou o histórico do programa Trabalho Seguro do TST e CSJT e apontou dados relevantes em relação a acidentes de trabalho, bem como discorreu sobre a importância de se unificar ações em torno da prevenção de acidentes. A magistrada esclareceu, ainda, que o foco do programa, nessa fase, é a construção civil, em razão do elevado número de trabalhadores vitimados diariamente por acidentes de trabalho. "Acrescentou que esses incidentes trazem grandes danos emocionais e financeiros e que, por isso, é imprescindível a união de todos". O encontro também teve o objetivo de efetivar a assinatura do termo de adesão.
Este Encontro foi marcado pela interação entre todos os presentes, que teve vital importância para as propostas ali fomentadas. A juíza Bianca Calaça destacou a importância da união de forças em torno de um bem comum: a preservação de vidas. Os participantes ficaram à vontade para as sugestões e explanaram suas vivências profissionais com pontos de vistas que podem contribuir para nortear trabalhos do grupo que visa à unificação em torno da prevenção de acidentes.
Ao final, o grupo definiu a proposta de se organizar uma comissão interinstitucional para elaborar um curso de aperfeiçoamento e aprofundamento a ser direcionado aos técnicos em segurança do trabalho, com enfoque nas especificações de cada área, e apresentá-lo ao SENAC como mais um módulo de curso a ser disponibilizado pela instituição formadora de mão de obra. A reunião ficou marcada para o próximo dia 12.7.2012 no Setor de Saúde do TRT de Alagoas, para a efetiva elaboração dos conteúdos a serem repassados na reciclagem profissional, tendo sido designada para conduzir essa iniciativa a servidora do TRT19, enfermeira Socorro Alécio.
(Fábio Tenório e Ana Cláudia Costa - TRT da 19ª Região/AL)