VIDEO: Operário fica pendurado a dez metros de altura em obra em Belém

17/08/2011 14:16

 

Um operário ficou pendurado em uma obra a uma altura de cerca dez metros, em Belém (PA). De acordo com Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, o operário estaria usando equipamentos de segurança de má qualidade.

O operário sofreu o acidente enquanto estava no elevador da obra. O equipamento de segurança acabou ficando engatado no cabo do aparelho. Os bombeiros que realizaram o resgate filmaram os momentos em que o operário era socorrido pela corporação. O resgate durou cerca de 20 minutos, a vítima ficou consciente durante toda a operação, mas reclamava de dores no braço e nas costas e sentia dificuldades em respirar.

Após o resgate, o operário foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A empresa responsável pela obra não quis se manifestar.

Outro caso

O acidente com o operário não foi o único a acontecer em uma obra no país neste mês. No último dia 9, um elevador despencou de uma obra em na avenida Antônio Carlos Magalhães, na região do Iguatemi, próximo ao Hiper Posto, em Salvador (BA) e deixou nove operários mortos.

Até a sexta-feira (12), a obra continuava interditada. O diretor de Comunicação do Sindicato de Trabalhadores da Construção Civil da Bahia, Raimundo Brito, disse em entrevista ao Hoje em Dia, da Rede Record, que o elevador em que os operários morreram estava muito velho e já havia apresentado problemas. Ele disse que a empresa responsável, Construtora Segura, não atendeu às reclamações.

A polícia descartou a hipótese de superlotação, já que o equipamento tinha capacidade para 12 pessoas. O diretor Construtora Segura, Fernando Magalhães , disse que a manutenção do equipamento estava em dia. Ele contou que, há cerca de um mês todos os cabos do equipamento foram trocados e que, uma vez por semana, era feita uma revisão no sistema.


A SRTE (Superintendência Regional do Trabalho) da Bahia disse ter detectado as causa do acidente com o elevador. Segundo o órgão, houve uma falha no eixo de roldanas, que faz o elevador subir e descer. Outro problema foi detectado em um freio mecânico, que deveria funcionar caso houvesse a primeira falha.

Fonte: R7