Paraná está acima da média nacional em número de acidentes de trabalho

17/04/2013 13:20

O número de mortes durante o trabalho tem diminuído no estado do Paraná, entretanto o número de acidentes ainda é maior que a média nacional. No Brasil, 700 mil casos de acidentes de trabalho são registrados por ano no Brasil.

Para Carlos Vicente Gomes Filho, diretor da Occupare Medicina e Segurança do Trabalho, fazer exames admissional, demissional e periódico, além de outros ajuda na saúde ocupacional dos funcionários e evita não só acidentes, mas também ações na justiça.

“A segurança ocupacional é conjuntos de medidas que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho e ainda evitar doenças e trabalho”, esclarece Gomes.
De acordo com o especialista no país, a legislação de segurança do trabalho compõe-se de leis e normas regulamentadoras que assegurem a empresa e o trabalhador. Entre elas está o estudo da legislação de segurança do trabalho, normas técnicas e responsabilidades do empregador e dos empregados, pesquisa sobre o ambiente de trabalho do empregado e até análise das causas de acidentes de trabalho.

Por exemplo, o empregador contrata um funcionário com uma doença já pré existente e isso é apontado no exame admissional. Quando esse trabalhador é demitido da empresa, ele não pode alegar que essa doença foi ocasionada pelo trabalho que executava- evitando assim problemas posteriores.

Os números mostram que o Brasil gasta em média R$ 70 bilhões de reais com acidentes de trabalho anualmente, fato que mostra a importância do empregador estar de acordo com a legislação de segurança do trabalho.

Fonte: Bem Paraná